Friday, January 01, 2016

A DEMOCRACIA NORTE-AMERICANA ALVO DE UM ATAQUE DE INSULTOS

O Financial Times publicava anteontem as previsões - vd. aqui -  de alguns dos seus mais destacados colunistas para a evolução de alguns dos temas que irão marcar 2016.

À pergunta, será Hillary Clinton a vencedora das eleições presidenciais?, responde Edward Luce que sim, o próximo presidente dos EUA será Hillary Clinton. 
Mas a previsão de Edward Luce sustenta-se noutra: a de que será Ted Cruz e não Donald Trump o candidato republicano nomeado para defrontar Hillary Clinton. Será?

Trump, um misógino assumido, conta com muito ululante aplauso feminino, xenófobo impante, alicia multidões que se sentem ameaçadas, e, prepotentemente, utiliza o direito democrático de opinião para insultar os outros candidatos, e com particular virulência, Hillary Clinton. Se a demagogia grosseira crescentemente municiada de insultos continuar a mobilizar aplausos e estes se converterem em votos, Ted Cruz pode obter a nomeação do partido mas essa nomeação não travará a candidatura de Truman como independente, e os resultados em Novembro serão imprevisíveis.

O terrorismo islâmico, que ele promete erradicar do solo norte-americano, favorece-o.



No comments: