Monday, January 11, 2016

QUANTO VALE O EURO SEGUNDO O BIG MAC

O Economist publica na edição desta semana o seu já icónico "The Big Mac index", desta vez comparativo dos preços de um Big Mac em Janeiro de 2014 e Janeiro de 2016 para, através dele, "medir" a subvalorização ou sobrevalorização de um conjunto de moedas relativamente ao dólar americano. 
E conclui que "as fortes desvalorizações de moeda não estão, agora, a provocar os crescimentos de exportações que antes se observavam". Se o Big Mac serve para alguma coisa, esta conclusão não confirma a tese daqueles que vêm no euro, desde sempre, um obstáculo à reanimação da economia portuguesa.

Registe-se o apontamento feito aqui em Julho de 2012:
"Para Martin Feldstein, professor em Harvard, "uma queda brusca do euro pode salvar a Espanha do colapso". Veja aqui porquê." 

Nem o euro não caiu bruscamente nem a Espanha colapsou. 


Em Janeiro de 2014 a cotação média do euro relativamente ao dólar (0,734198/1,36203) avaliada pelo Big Mac Index denotava uma valorização do euro, que entretanto se inverteu. Durante os últimos 11 dias aquela relação apresentou um valor médio (0,921563/1,085113) reflectindo uma desvalorização do euro relativamente ao dólar rondando os 19%. O equilíbrio das duas moedas situar-se-á agora, pelo menos na compra de um Big Mac, em quase 1,30 dólares por um euro.




----
Vd. aqui dados sobre a dimensão da McDonald´s

No comments: