Tuesday, January 12, 2016

AQUI HÁ MARTELO

"Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em 2014 perto de 385 mil euros brutos e, além das poupanças bancárias (384 mil euros no BCP, BPI e Novo Banco), não tem qualquer outro património – nem mesmo casa. A comparação com outra declaração de 2012 (como conselheiro de Estado) permite perceber que o comentador e professor tem mantido as poupanças sempre ao mesmo nível." 
- cf. aqui

O que é que ele faz às poupanças?

"As regras destas declarações são minuciosas e exigentes, mas a verdade é que o Tribunal Constitucional não tem por hábito controlar ao pormenor as informações que lá são inscritas. Os candidatos não explicam nem têm que explicar qualquer aparente disparidade entre os rendimentos e os bens que declaram."

Para que servem as declarações se o Tribunal Constitucional não controla ao pormenor as informações prestadas pelos candidatos deixando sem resposta as dúvidas mais elementares, aceitando sem qualquer reserva candidaturas de algum modo opacas?

Não é sequer presumível que M R Sousa não tenha engatilhada a resposta se alguém lhe disparar a pergunta durante o festival da campanha. A, pelo menos aparente, displicência do TC, neste caso, parece contar com a conflitualidade como meio de esclarecimento.

No comments: