Sunday, September 13, 2015

ADÃO E A COSTELA

O Washington Post de há uma semana atrás publicava circunstanciada reportagem, que registei aqui, sobre a instalação de um novo museu - O Museu da Bíblia - numa zona próxima do Mall e do Capitólio. O assunto não mereceria, certamente, um destaque tão pronunciado se por detrás do empreendimento não estivesse um grupo económico dominado por evangélicos protagonistas de causas fracturantes geralmente adoptadas nos EUA pelos sectores mais radicais conservadores do partido republicano. Opõem-se aos métodos contraceptivos, ao alargamento da segurança social implementado por Obama, fazem uma interpretação literal da Bíblia. Para eles, os fundamentos da biologia moderna decorrentes da teoria da evolução são inaceitáveis, opõem-se ao seu ensino, batem-se pela continuação da explicação da vida através das alegorias bíblicas, a mulher foi criada por Deus a partir de uma costela retirada a Adão.

Tanta ingenuidade ou tanta obcecada ignorância presta-se a comentários satíricos.
Gene Weingarten, habitual colunista no Washington Post Magazine, adopta na edição deste fim-de-semana a costela de Adão para tema da sua diversão.

Resumidamente : uma vez que não tem o homem menos costelas que a mulher, concluiram alguns especialistas que a palavra hebraica "tsela" não terá o significado que durante séculos lhe foi atribuida.
Se Eva foi criada a partir de um osso, tal osso só pode ter sido retirado ... do pénis!
E porquê? Porque há osso (os baculum) no pénis dos gorilas, dos ursos, da foca macho cinzenta, e, ao que parece, na generalidade dos mamíferos. Por que não existe esse auxiliar viagral no homem? Porque o Criador o retirou para criar a sua obra-prima, a mulher.

Não será uma explicação científica mas é, certamente, uma metáfora mais plausível.


----
Correl. - Terá sido o "Homo naledi" o doador?


No comments: