Está até 4 de Outubro na National Gallery of Art a exposição "Gustave Caillebotte, The Painter´s Eye", uma parte muito significativa da obra não muito prolífica de um artista que foi membro vital do ciclo de impressionistas da sua época: Degas, Renoir, Sisley, Monet, entre outros.
Filho de um bem sucedido empresário na indústria têxtil, Caillebotte não só mantinha a maioria dos quadros que pintava na sua posse como comprava obras dos amigos tornando-se um importante mecenas do grupo de artistas a que pertencia.
A independência financeira de Caillebotte explica de algum modo o relativamente reduzido número de obras que produziu e que hoje, em grande parte nas mãos de coleccionadores privados, raramente são mostradas em público.
A independência financeira de Caillebotte explica de algum modo o relativamente reduzido número de obras que produziu e que hoje, em grande parte nas mãos de coleccionadores privados, raramente são mostradas em público.
Caillebotte
shared many of these impressionist concerns. His "Interior, Woman at the Window" (fig.
2), for example, features a man and woman within a compressed space, their
physical proximity in sharp contrast to their emotional distance. The man,
seated in an armchair, is absorbed in his newspaper while the woman stands
before the window and gazes at the boulevard below, equally consumed by her own
thoughts. Across the street at the Hotel Canterbury, another figure, glimpsed
through parted curtains, watches the woman. It is a picture that suggests
loneliness, isolation, and desire, but most significantly, perhaps, it is about
vision and looking, where an indeterminate narrative of stolen glances and
steady observation plays out across the Parisian boulevard.- in Caillebotte brochure
Caillebotte’s work garnered considerable critical attention both positive and negative. It was not only praised for being “excessively original” and a “faithful representation of life,” but also criticized for its unidealized subject, prompting one reviewer to declare, “Do nudes but do beautiful nudes, or don’t do them at all!”- in Caillebotte brochure
---
Correl. - O mercado da arte continua efervescente com a acumulação de riqueza.
A Christie´s anunciou há três dias atrás que vai ser leiloado, este outono, "Reclining Nude (1917-18)" de Modigliani, esperando que a obra atinja um valor a rondar os 100 milhões de dólares.
No dia seguinte a Soteby´s anunciou o leilão de uma colecção avaliada em 500 milhões de dólares que pertenceu a A. Alfred Taubman, ex-chairman da leiloeira.
No comments:
Post a Comment