Tuesday, September 22, 2015

GRANDE E BICUDO É O PROBLEMA DAS PENSÕES

A nacionalização do banco já custou ao Estado 4,5 mil milhões, já reconhecidos no défice orçamental. Mas há ainda créditos de 3,2 mil milhões de cobrança duvidosa. A manter-se o ritmo de cobrança destes créditos observado desde 2010 até 2014, as perdas apagar pelos contribuintes, atingirão os 7,3 mil milhões de euros. - vd. aqui

Quanto custará o Novo Banco, ninguém sabe, ainda que os principais responsáveis políticos tenham começado por afiançar, tal como no caso do BPN, que os contribuintes não seriam chamados a pagar um cêntimo.

Por outro lado, vd. aqui, Portugal gastou 19,5 mil milhões de euros a ajudar bancos e o Banco Central Europeu, vd. aqui, lamenta que Governo tenha conseguido até agora uma taxa de recuperação "muito baixa".
 
Ontem, soube-se, vd. aqui, que "a CGD concedeu crédito a fundação que não existe" ... "Na mira da justiça está o Sindicato dos Quadros dos Técnicos Bancários e, mais propriamente, o seu presidente, Afonso Diz que é suspeito de ter desviado cerca de 38 milhões de euros dos cofres do sindicato."

Anda alguém a falar destes e doutros escândalos banqueiros, bancários e caixeiros,  na geral arruada em curso?

No comments: