Sunday, September 07, 2014

O JOGO DA CABRA CEGA

"É só fumaça!"

Houve espanto generalizado com as sentenças ditadas pelo colectivo de juízes de Aveiro: todos os arguidos foram punidos e os principais culpados castigados com penas pesadas que oscilam entre 17 e seis meses e 4 anos de prisão efectiva. Mas todos sairam em liberdade!

Agora segue-se a enxurrada de recursos porque, afinal de contas, os tribunais de primeira instância só julgam aqueles que não têm recursos para recorrer. Passaram-se mais de três anos desde o início do processo de averiguações, ninguém sabe por quantos mais se arrastarão os recursos, uma vez que a lei aplicável é a que vigorava à data da revelação dos acontecimentos agora condenados. Uma curiosidade a juntar ao espanto dos pesos das penas: o tribunal ordenou a recolha do ADN dos quatro condenados a prisão efectiva. Por quê? Porque os condenados podem reincidir nos crimes pelos quais foram agora condenados!

A um excelente trabalho de investigação  da Judiciária seguiu-se um trabalho competente do Ministério Público, dizem-nos os que percebem da poda, e eu acredito. Ficámos, no entanto, sem saber se não continua oculta a  face que inspirou o nome do processo. A Justiça em Portugal precisa, de vez em quando, de fazer prova de vida. O que, obviamente, não prova que deixou de estar muito doente.
 
---
Correl.- aqui, aqui, aqui, aqui
(8/9)- Escutas a Sócrates no Face Oculta estão a ser destruídas com x-acto, tesoura e alicate

"Certo é que vários advogados no processo têm colocado em causa a destruição das escutas e invocaram a sua nulidade. Aliás, o processo continua a correr o risco de acabar anulado por esse meio. Ricardo Sá Fernandes, advogado de Paulo Penedos, criticou novamente na última sexta-feira a actuação de Noronha Nascimento. Considera que o juiz não poderia ter tomado uma decisão sobre um processo que não lhe estava confiado."

No comments: