Wednesday, November 10, 2010

CONTRASTES


Portugueses cortam 6% nas compras de presentes de Natal mas, ainda assim, gastam mais em prendas natalícias que os alemães.

A proósito:

A 18 de Outubro, André Barata colocou no blog da Sedes  um apontamento “Exportações/Importações – Uma pergunta sobre o Orçamento de Estado 2011″ que comentei* sugerindo que os rendimentos do trabalho fossem pagos em 12 mensalidades, e não nas habituais 14, de modo a reduzir-se o incentivo a gastos supérfluos que contam sobretudo nas importações. Além de constituírem períodos de grande stress para as tesourarias das empresas.

Respondeu-me, discordando, porque, em sua opinião, os meses adicionais são, sobretudo em tempos de crise, uma oportunidade de poupança.

Ontem, foi tornado público um relatório (vd pf. http://aeiou.expresso.pt/natal-portugueses-cortam-6-nas-compras-de-presentes=f614152) que conclui que os portugueses gastam em prendas de Natal mais que os alemães. E que, este ano, os portugueses cortarão em média 6% na despesa com prendas.

Ainda a propósito: A prática corrente na Alemanha é o pagamento de 12 meses.

---
* O comentário que coloquei no blog da Sedes transcrevia o apontamento que coloquei no Aliás aqui

3 comments:

António said...

Quanto ganha um alemão em 12 meses e quanto ganha um português em 14 meses?
Quanto representa para um alemão um litro de gasolina na Alemanha e quanto representa para um português um litro de gasolina em Portugal?
O que são esses 6% de corte?
Se para fazer a mesmissima coisa que faz um alemão me pagarem em 12 mensalidades o mesmo que pagam a um alemão e me roubarem em impostos, taxas e as alcavalas todas que me usurpam, o mesmo com que ele contribui de forma justa e racional, eu não me importo.

Quer ver que afinal, se fizer umas contitas, os alemães gastam mais em prendas?
Vá lá, numeros e contas é consigo.

rui fonseca said...

"Quer ver que afinal, se fizer umas contitas, os alemães gastam mais em prendas? "

Os resuldos do inquérito dizem que não.

E eu acredito.

André Barata said...

Caro Rui Fonseca,

peço muitas desculpas, mas só conseguirei um pouco de tempo para lhe responder no fim-de-semana.

C/ os melhores cumprimentos.
andré barata