Monday, September 07, 2009

DABLIÚ - 2

Nobel Joseph Stiglitz teme cenário de crise em "W" . O Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, teme um cenário de crise económica em forma de "W", em que a melhoria temporária actual depois da crise do fim de 2008 será seguida de uma nova queda. Mas, valha-nos pelo menos isso, por outro lado Stiglitz diz que Europa e Ásia podem resistir a nova recessão nos EUA
.
O fantasma que persegue os sinais de recuperação da crise persiste: a evolução em W. Já aqui abordei a questão há cerca de um mês. Há dias era Nouriel Roubini, agora é Joseph Stiglitz.
Ao receio de que a crise se prolongasse, seguiu-se o aparecimento de sinais inesperados de uma recuperação que pode não ser sustentada e dar lugar a nova recessão.
.
Entretanto, encantados com um volte face tão rápido, os especuladores espevitaram as bolsas, que podem entrar novamente em sobreaquecimento. Ao mesmo tempo, as reformas necessárias ao tamponamento das causas que estiveram na origem da crise, passaram para o rol dos esquecidos. Depois da casa roubada as portas continuam sem trancas. Um gestor de fortunas de Brooklyn foi agora preso e acusado de operar num esquema piramidal, provavelmente há 30 anos, sem que os responsáveis pela supervisão dos mercados financeiros tenham dado por isso. Ou talvez tenham dado mas não quiseram ver. Familiares do supervisor dos mercados financeiros apanhados no esquema de Madoff.
.
Greenspan, que continua a opinar, defende que os bancos sejam obrigados a reforçar capitais*. Talvez com problemas de consciência pelos tempos em que deixou o sistema andar à deriva.
.
Dabliú? É bem possível. Se, como dizia o outro, para que tudo continue na mesma é preciso mudar alguma coisa, se nada se muda, continua certamente.
----
actualização
Hoje, 9/9, Greenspan volta a opinar para gantir: "Vamos ter uma nova crise".
Nada original, portanto.

No comments: