Tuesday, September 15, 2009

LAKE LOUISE













SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2009
.
Chegamos a Lake Louise , já no Banff National Park, ao entardecer.

O Sol vai esconder-se atrás da montanha dentro de uma hora. O lago é, como os outros nas Rocky Mountains canadianas, um pequeno lago. Mas é deslumbrante o efeito da luz poente sobre as suas águas.

Mas o que mais impressiona em Lake Louise, para além da beleza natural circundante, é o número de adoradores da natureza, que percorrem os trilhos a pé, dos turistas de passagem fugaz ou dos curiosos atraídos pela promoção turística, mas é também o The Fairmont Chateau Lake Louise Hotel, um hotel imponente, como os Fairmont de Vancouver e Calgari, de dimensões e panache à altura dos recursos de quem neles se instala, e que aqui parece, chocantemente, querer competir com as montanhas envolventes. Sobretudo pelas dimensões do Fairmont, Lake Louise sugere-nos a grandiosidade com que a espécie humana costuma construir os templos dos santuários e à volta dos quais se instala o comércio de kisch.
Dali ainda demos uma saltada ao Lago Moraine, vizinho, a uma dezena de quilómetros, onde o Sol ainda não se tinha escondido. É também um pequeno lago, escondido num ninho deslumbrante guardado por sete gigantes, cada um com mais de três mil metros de altitude acima do nível do mar. Os gigantes do Lago Moraine tiveram a honra de se verem fotografados nas notas de 20 dólares emitidas há alguns anos.

Voltámos ao lago de manhã. O sol nascente iluminava agora a encosta por onde irá esconder-se ao cair da tarde. Teríamos de esperar uma hora ou duas para o Sol brilhar em todo o vale. O programa não o consentia e abalámos para Calgari, continuando a atravessar o parque Parque Nacional Banff .

Aqui a floresta está a ser menos castigada pelo beetle, ao longo da A93 continuam as indicações de mais lagos, mais canyons, mais rios e ribeiros a correr para o Athabaska.

Depois de Banff entramos na TransCanadá, a A1. Está em reparação durante alguns quilómetros e os trabalhos não parecem estar a decorrer com grande celeridade, a julgar pelas indicações do roteiro turístico, que as menciona. Digno de realce é a construção de viadutos próprios para a travessia de animas selvagens entre os dois lados da floresta cortada pela estrada.
----
Fotografias (clicar para aumentar)
. Lake Louise ao entardecer
. Hotel Fairmont junto ao Lake Louise
. Lake Louise, oito horas da manhã
. Nota com os 7 picos de Lake Loraine
. Lake Loraine
. whisky jack (não são muito frequentes as aves nas rock mountains, mas o whisky jack e o corvo são relativamente frequentes e confiantes; tão confiantes que até este inábil fotógrafo foi capaz de caçar esta imagem)

No comments: