Monday, July 13, 2015

UNIÃO DAS CEGONHAS

clicar para ampliar












Ao quilómetro 5 da AE 17, acampam por uns dias e por esta altura do ano, e sempre no mesmo local, umas duas centenas de cegonhas. Na segunda fotografia, uma pequena parte do bando levantou voo curto, provavelmente incomodada com a presença do intruso com câmara no telemóvel.

Explicação do fenómeno, segundo especialista no assunto: 

Creio que se trata de uma concentração ( )antes da migração para África. De facto não é um fenómeno muito conhecido no caso das cegonhas, mas outras espécies têm este comportamento de congregação antes da migração (e.g. andorinhas).

As cegonhas brancas têm mudado a sua distribuição em Portugal nos últimos anos e tem colonizado áreas mais a Norte no nosso país. Actualmente são vistas bastantes na região de Aveiro quando eram raras há menos de 20 anos atrás. As cegonhas são coloniais e sociais, assim antes da migração juntam-se em bandos. Acho que é isto que se está a passar aqui. Porque escolhem esta área e não outra não sei explicar, pode estar relacionado com comida ou por ser um sítio seguro, com pouca perturbação.

Até agora com os dados dos nossos logger não conseguimos mostrar este tipo de comportamento, teriamos de ter muitas cegonhas marcadas para conseguir mostrar que indivíduos de grupos diferentes se juntam antes de migrarem. Sabemos que fazem isto no Sul de Espanha antes de atravessarem o estreito de Gibraltar, congregam-se milhares de cegonhas à espera das condições ideais para migrarem.

No comments: