Tuesday, May 06, 2014

VOTO PIM, PAM, PUM

euandi-banner 

A ideia,  que encontrei aqui, é boa para ajudar a decisão de voto de quem ainda acredita em promessas. Por curiosidade, também respondi ao questionário e saiu-me como candidato mais conforme com as minhas preferências um partido chamado PAN. Conhecem? Nem eu.  

Mas ainda que conhecesse em honra de quê ou de quem iria eu perder tempo para depositar um voto favorável a quem come 2,9 milhões de euros do orçamento, que eu também pago, contrariado, mas pago, e que não serve, realmente, para nada? E quem diz o PAN, diz todos os pequenos grupos de amigos e conhecidos que se juntaram para comer igual maquia. 

Quanto aos outros, os que se farão representar em Estrasburgo, sabemos que prometem o que não cumprem até porque, valha a verdade, não têm na generalidade dos casos capacidade para fazer cumprir. Na UE, as estratégias políticas decorrem dos interesses nacionais em jogo. No PE, com excepção dos que defendem o fim da UE e do euro, os partidos limitam-se a abanar a cabeça para o lado para onde sopra o vento de Berlim. Não há nenhuma proposta de estratégia para uma democracia  europeia plena. Assim sendo, daqui a três semanas, os votos são de faz de conta.

No comments: