Saturday, October 22, 2016

POR OBRA E GRAÇA DA OUTRA GERINGONÇA

O sr. António Domingues, antecipadamente reformado do BPI, vai receber - vd. aqui - 423 mil euros por ano como remuneração fixa, a que poderão acrescer mais cerca de 50% de remunerações variáveis consoante os resultados alcançados.
É muito?
´
Segundo o sr. Mário Centeno, as remunerações atribuídas aos gestores da Caixa Geral de Depósitos, nomeados recentemente, foram alinhadas pelas medianas das remunerações dos gestores em bancos privados de maior dimensão a operar em Portugal.
O Presidente da República discorda do critério porque, disse ele, nada justifica que as remunerações dos gestores do banco público sejam idênticas às atribuídas pelos accionistas dos bancos privados.
E tem toda a razão.

O sr. António Domingues, reformou-se antecipadamente do BPI e aceitou o convite feito pelo Governo para presidir à administração da Caixa Geral de Depósitos, exigindo condições que envolverão custos elevados para o banco público, - entre outros, novo aumento de capital, perdão da dívida ao Estado, redução de efectivos, aumento de remunerações dos outros administradores por ele escolhidos, que maioritariamente transitaram do BPI, e alguns terão de fazer cursos de formação em estratégia bancária por imposição do BCE- e, para ele, remunerações fixas que, exactamente, duplicam aquelas que auferia no BPI. E, além destas, remunerações variáveis que poderão elevar o total do seu remuneratório para cima de 600 mil euros anuais.
Quem aprovou? A outra geringonça: PS+PSD
E todos quantos acenam arrelampados que sim, que será dinheiro bem gasto se o sr. António Domingues e a sua equipa cumprirem os objectivos acordados.
Que objectivos? Não sabemos.

O que sabemos é que o sr. António Domingues exigiu acumular as funções de presidente executivo com as de presidente do conselho de administração, e sabe-se lá o que é isso numa empresa pública, e prevenir-se com armas e bagagens para atravessar calmamente o inverno que se avizinha.
E depois?

Depois, se a Caixa continuar em caixarrota, o sr. António Domingues e Companhia vão à sua vida com mais uns milhões nos bolsos, e a factura será apresentada, como é costume aos contribuintes.
Percebeu sr. Mário Centeno as razões do sr. Marcelo Rebelo de Sousa?

---
Correl. - (23/10) - Presidente da Caixa acusa Passos Coelho de faltar à verdade

No comments: