Thursday, October 20, 2016

O PARADOXO DO EMPREGO

O facto de os indicadores mostrarem subida de emprego em situação de quase estagnação económica parece estar a causar espanto. Regra geral, dizem, ou diziam, os manuais, é o investimento que promove o crescimento económico, e é este crescimento que cria empregos. De modo que se cresce o emprego em situação económica anémica, pergunta-se porquê.

Se a memória não me falha, a situação inversa - crescimento económico sem crescimento do emprego - baralhava há alguns anos atrás os que se fiavam na lei que supõe regular o crescimento paralelo, ainda que temporariamente desfasado, entre crescimento e emprego. Nessa altura, havia crescimento sem aumento de emprego.

A explicação parece-me relativamente óbvia: a inovação, propulsora da produtividade, impele o crescimento económico, podendo ocorrer aumento do PIB e decréscimo do emprego. 
Inversamente, o retrocesso na produtividade, isto é, a criação de empregos com produtividade média decrescente, impede crescimento económico relevante se o emprego adicional é pouco qualificado.

2 comments:

Pinho Cardão said...

Meu caro Rui:
Este novo tempo é mesmo um tempo de grandes mistérios...e manipulações...
Penso eu de que...

Rui Fonseca said...


Obrigado, Caríssimo António, pelo teu comentário.

Serão manipulações as explicações do fenómeno? Não digo que sim nem que não.
O que sei é que a situação inversa - crescimento do PIB sem crescimento do emprego - já tem acontecido.

Se num determinado momento há uma reconversão de um sector importante por investimento em equipamentos e redução de postos de trabalho, há aumento do valor acrescentado e redução do emprego. Se bem me recordo esta situação aconteceu de modo muito relevante durante o governo de Gonzalez, em Espanha, quando houve uma reestruturação profunda da indústria no país vizinho. De um modo mais geral, parece-me que é por este caminho que vai continuar a economia mundial, globalmente considerada: o crescimento económico será cada vez mais sustentado pela robotização e menos pelo emprego. Aonde é que isso conduz, e como serão organizadas as sociedades do futuro, é matéria para especulação sem fim.

A situação inversa - crescimento do emprego em situação de crescimento anémico da economia -
significa redução da produtividade, i.e., o emprego acrescentado é menos produtivo que o emprego anterior.

Sem manipulações estatísticas, salvo melhor opinião.