Thursday, March 03, 2016

SUPER QUINTA-FEIRA

Bagão Félix apresentou este gráfico, ontem no seu programa semanal na Sic notícias.


Nele se alinham em barras laranja os níveis de dívida pública - valores observados no fim do 3º. trimestre de 2015 indicados na escala à direita - relativamente aos PIB dos 18 países que integram a zona euro.
A azul estão indicados os níveis das taxas médias de juros - escala esquerda incidentes sobre a dívida pública.

E Portugal fica mal na fotografia. 
Não apenas pelo terceiro valor mais elevado do nível da dívida pública - cerca de 127% - relativamente ao PIB, geralmente comentado nos media, mas sobretudo pelo segundo, menos comentado mas não menos crítico, porque é ele um dos principais factores alimentadores do crescimento, até agora incontrolado, do primeiro: Portugal é recordista, atingindo o custo médio da nossa dívida pública os 4,5%. 

Quaisquer que sejam as razões que se possam descortinar para explicar este recorde negro é irrefutável que durante os últimos quatro anos foram gestores das finanças públicas o sr. Vítor Gaspar - nomeado Director do Departamento do FMI, após ter solicitado a demissão de Ministro das Finanças - e a srª. Maria Luís Albuquerque que, soube-se, esta tarde, foi contratada por empresa que negociou com o Banif. Por manifesta competência relevada no exercício do seu cargo? Os factos não confirmam.
.
Do embate entre aqueles que alinham no ataque político a estes casos - lembro-me, entre outros, que o sr. José Luís Arnaut sem nenhuma prova dada na gestão das finanças públicas foi contratado para o conselho consultivo do Goldman Sachs - e aqueles que os justificam, é muito provável que estes últimos continuarão a fazer prevalecer a promiscuidade entre a política e os interesses privados  que caracteriza a política em Portugal.




No comments: