Tuesday, March 01, 2016

TERÇA-FEIRA CINZENTA

Os norte-americanos chamam-lhe Super Twesday por se realizarem neste dia, em mais de uma dezena de estados da união, eleições de delegados dos candidatos às nomeações para a candidatura à presidência do país. 
Uma tão acentuada representatividade de votantes se não deixa claros os resultados finais de ambos os lados não andará longe disso. E, se as sondagens não errarem hoje por muito, Hillary Clinton e Donald Trump disputarão a eleição ao cargo mais poderoso do planeta.

Uma terça feira cinzenta que poderá antecipar uma terça-feira negra a 8 de Novembro. 
Trump é um populista perigoso, um misógino, racista, burlesco que, paradoxalmente, consegue expandir a sua base eleitoral junto das mulheres e dos mais desprotegidos.
O paradoxo é tanto mais perturbante quanto é certo ter o Presidente Obama conseguido resgatar o país de uma crise financeira e social eclodida durante a fase final do seu antecessor, e a sua imagem no contexto internacional.

- Espera-se que pelo menos 51% dos norte-americanos tenha o bom senso de repudiar Truman. Afinal, os EUA são não só o país mais poderoso do mundo mas um dos mais intelectualmente evoluídos.
- Também era assim a Alemanha há cem anos, quando Hitler, um austríaco que por confusões burocráticas se viu naturalizado alemão, misógino, racista, burlesco, foi idolatradamente aclamado pelos alemães como seu führer.

---
Correl. - Why Trump´s support keeps expanding

1 comment:

Unknown said...

51% dos votantes que não chegam aos 50% dos eleitores