Sunday, December 11, 2016

ESTÁ OUTRA VEZ O BURRO NAS COUVES

"Economistas do FMI realçam que ainda não é hora de pânico, mas de reforçar vigilância sobre preços. Portugal registou a 15.ª maior subida anual entre mais de 60 países analisados"aqui

Os economistas do FMI não são muito fiáveis: uns dias dizem que sim para no dia seguinte garantirem que não.  Neste caso, o aviso não é falso. Que os preços do imobiliário têm subido para níveis entusiasmantes, ninguém, que esteja minimamente atento, deve duvidar. Que essa subida seja generalizada, não deve ser verdade. Se fosse, não estaria a banca portuguesa em geral tão aflita com o peso de tantos calotes, imparidades é mais fino mas o google não reconhece e ... sugere-me impuridades.  

O que é que sobe? Sobretudo o que é mais caro. 
Quem compra? Quem tem dinheiro ou consegue crédito.
Como as taxas de juro subsistem, em termos reais, a níveis negativos, e a bolsa é um porta-moedas a cabriolar em quedas medonhas para o tamanho que tem, o imobiliário é a saída natural para quem, além do mais, é assustado com a instabilidade política na Europa a ameaçar o euro, a anemia da economia, a reestruturação da dívida (se acontecer alguém acredita que só atinge os outros?). Tudo isto e mais alguma coisa a acrescentar ao impulso, de consequências futuras imprevisíveis, que a entrada de investidores financeiros estrangeiros, fiscalmente beneficiados, provoca nas zonas turisticamente mais atractivas.

Correl . - vd. aqui

No comments: