Friday, November 20, 2009

OS SUSPEITOS DO COSTUME

Aquilo que deveria ser mais intrigante se não se tivesse tornado banal é a frequência com que os processos envolvendo o comprometimento do bom nome acabam por ser encerrados sem que daí decorra a penalização de alguém.
.
Há dias, soube-se que a polícia inglesa tinha decidido encerrar o processo de averiguações no âmbito do caso "Freeport". Em princípio, a notícia é favorável ao PM português mas só o é se se subentender uma decisão de favor. Ao PM deveriam ser devidas reparações tendo em conta o indiscutível desgaste que este e outros processos lhe infligem. Se ninguém é condenado a reparos, nomeadamente aqueles que estiveram na origem das insinuações que correram mundo, a acomodação do lesado pode parecer suspeita de um acordo de empate.
.
Hoje, foi notícia de um jornal de grande tiragem* que Figo teria sido pago por uma empresa para apoiar J Sócrates durante última campanha eleitoral. Ainda que a vida nos tenha ensinado que tudo é possível, estou certo que a grande maioria das pessoas que leu a notícia pensa, como eu penso, que se trata de difamação com o objectivo de aumentar a procura do jornal.
Figo já terá declarado que vai interpor procedimento judicial contra os caluniadores. Que, caso o sejam, deveriam ser castigados exemplarmente.
.
Digo deveriam, porque, se atentarmos à relapsa tradição da justiça que nos servem, o mais provável é que tudo se enrole num processo sem fim, sem culpados condenados.
.
Houve um tempo, quando havia valores que moviam o carácter dos indivíduos, que estas situações se discutiam em duelo. Era bárbaro, excessivo, e frequentemente injusto. Muitos inocentes se imolaram na defesa da honra. Mas, pelo menos, havia consequências e os valores preponderavam. Hoje, a honra limpa-se com a indiferença geral porque os valores contam cada vez menos.
---

No comments: