Thursday, July 21, 2016

MRS MAY, MRS STURGEON AND MRS MERKEL

“Podemos ir ao fundo da questão? Estará ela (Theresa May) pessoalmente preparada para autorizar um ataque nuclear que possa matar centenas de milhar de homens, mulheres e crianças inocentes?”

A questão foi colocada na segunda-feira, 18 de Julho, por um deputado do Scottish National Party (SNP) durante o debate na Câmara dos Comuns. 
E a resposta de May - vd. vídeo publicado aqui nIndependent -, foi peremptória e imediata:

”Sim. E tenho de acrescentar que o objectivo de um efeito dissuasor é que os nossos inimigos saibam que estamos preparados para isso”

A frota de submarinos nucleares - cf. New York Times -  tem a sua base em Faslane, na Escócia, e o Scottish National Party, que conta com 54 dos 59 deputados escoceses no Parlamento, opõe-se à renovação do programa nuclear. 
Por outro lado, o Brexit foi muito maioritariamente rejeitado na Escócia - 32% pela saída da UE, 68% pela permanência -, e num artigo publicado no mesmo dia 18 no Financial Times é colocada a hipótese de a Escócia poder accionar o direito de veto considerando que o Brexit supõe o acordo das nações que compõem o Reino Unido. 
A completar o arsenal de armas, politicamente nucleares, já que podem provocar a desintegração do Reino Unido, Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, avisou May - vd. aqui - que está a preparar um novo referendo em 2017 sobre a independência do país se o Governo de Londres não garantir os interesses da Escócia nas negociações com a UE para o Brexit. 

Ontem, May, uma mulher de armas, encontrou-se em Berlim com Merkel, que não tem botão de lançamento de  armas nucleares, mas tem outras, ao seu alcance. 






Quem vai disparar primeiro?

---
Mrs. Clinton vai chegar atrasada, se chegar?




No comments: