Tuesday, April 22, 2008

HILLARY GANHOU A BATALHA DA PENSILVANIA

Sao oito horas da noite na Pensilvania. Os resultados das primarias democratas estao a ser prometidos pela CNN para dentro de momentos. Na sede da campanha de Hillary Clinton nao se observa qualquer movimento. A de Obama esta repleta de apoiantes que aguardam noticias. Se este contraste tivesse algum significado, diriamos que Obama teria ganho a nomeacao esta noite. Enquanto os resultados democratas nao chegam as camaras visitam a sede de campanha de McCain mas, tambem ali, a questao que sobreleva neste momento todas as outras e qual sera o oponente democrata mais dificil para o candidato republicano.
.
As oito e meia comecamos a perceber que as intervencoes dos pivots repetindo o que ja sabemos, o numero de delegados que cada candidato ja tem assegurado, o numero necessario para a noeacao na Convencao, os fundos ja arrecadados por cada um deles, a importancia assumida por estas eleicoes na Pensilvania, todo este enrolar da manta sigifica que as contagens estao atrasadas e que o prometido dentro de momentos pode significar ainda muito tempo de espera.
.
As camaras instaladas na sede de HC mostram-nos agora meia duzia de pessoas circunspectas, na de Obama, a multidao aglomerada naquilo que parecem as instalacoes de uma arena continua numa expectativa aparentemente descontraida. Aparentemente, nenhuma indicacao da tendencia dos resultados parece ter transpirado ainda para os quarteis-generais dos candidatos e, estes, nao parecem dispor de quaisquer avaliacoes proprias. Entretanto, sao transmitidas mais comentarios para ocupar o tempo e agarrar os espectadores.
.
As nove horas, o panorama do lado Obama e o mesmo; do lado Clinton, a transmissao mostra uma sala onde poderao estar duas centenas de pessoas. Com 6% dos resultados apurados Hillary comeca a frente com 52%, 48% para Obama. Na sede de Clinton comecaram a manifestar-se os apoiantes. Na de Obama, continua a expectativa. A CNN promete uma projeccao dos resultados para dentro de momentos com o ruido dos apoiantes de Hillary em fundo. A CNN informa que Hillary ganha na Pensilvania. Ja era esperado. Por quanto? E essa a questao inicial a que, de momento, a CNN ainda nao da resposta. Com 9% dos votos apurados Clinton sobe a sua posicao para 53%.
.
As nove e um quarto o Secretario de Estado da Pensilvania reconhece que algumas medidas tem de ser adoptadas no sentido de facilitar a contagem dos votos. Volta a ser surpreendente a morosidade e complexidade da contagem dos votos em alguns estados norte-americanos.
.
As nove e vinte, com 12% das seccoes de voto apuradas, Hillary segue a frente ainda com 53%.
Mas a pergunta continua a mesma: Sera a vitoria na Pensilvania suficientemente clara para travar Barak Obama? Com 14% dos "precints" contados persiste a relacao 53/47. Continua a animacao dos Clinton e a expectativa dos Obama.
.
As nove meia, com 18% dos "precints" contados Hillary sobe para 54/46. Hillary e Obama ja prometeram falar aos seus apoiantes nos proximos minutos.
.
Hillary ganhou a batalha da Pensilvania. Quem ganhara a guerra?
.
McCain?

No comments: