Tuesday, October 01, 2024

MEMORIAL DA MAGNÓLIA x SOULANGEANA "ALEXANDRINA"

 



clicar para ampliar

 

Esta magnólia, "Plantada por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa" em "21 de Março de 2016, Dia Mundial da Árvore", não tem folhas e, obviamente, nem flores. 
Tem líquenes, que a tomaram de assalto, mesmo à beira Palácio Nacional de Mafra, também conhecido por Convento de Mafra.
 
Não é caso inédito, é um caso paradigmático do investimento público que se esgota no acto da criação e no desleixo da manutenção. Não é excepção, é regra.

Mas, afinal, há ou não há, hoje, sobreiros e carvalhos no pinhal de Leiria?
 
Na Serra da Boa Viagem, Figueira da Foz, na área ardida há muitos mais anos, hoje há um bastio denso de acácias sem préstimo; 
Na área ardida pelo fogo que pegou na Peninha (Serra de Sintra) há meia dúzia de anos, e se alastrou até às dunas da Cresmina, apareceu a boa vontade de braço dado com a incompetência e o oportunismo a ensinar às criancinhas como se plantam árvores. Se se salvou alguma, é difícil dar por isso.

2 comments:

António Pinho Cardão said...

Muito bom, caro Rui. E essa de plantar sobreiros no pinhal de Leiria é loucura completa e , como dizes, o resultado está à vista. Afinal, onde está a geração ( e os políticos ?) mais ilustrada de sempre, se nem consegue fazer sequer igual ( e até faz bem pior) ao que a geração porventura pouco sabedora do tempo de D. Diniz conseguiu fazer?
Mas o politicamente correcto e o wokismo dominante justificam tudo.

Rui Fonseca said...

Obrigado, António.
Abç