Monday, February 17, 2014

METER ÁGUA

Em qualquer restaurante dos EUA quando o cliente pede água, se ela já não foi servida mesmo sem ter sido pedida, servem-lhe água da torneira num copo avantajado, com cubos de gelo se não forem dadas indicações em contrário ao empregado. Admito que um ou outro cliente peça água mineral, nunca vi, mas deve haver excepções para confirmar a regra. Também admito que haja águas minerais à venda nos supermercados, mas nunca reparei nelas. Em Portugal, pelo contrário, água bebida em restaurante, modesto ou de luxo, é mineral, salvo casos raros. 

Dir-se-á, e eu concordo, que cada qual mete a água que lhe apetece, e que em matérias grastronómicas os norte-americanos não são bons exemplos para ninguém. Em todo o caso não deixa de ser notório que muitos portugueses paguem satisfeitos por bom preço aquilo que a generalidade dos norte-americanos bebe de graça. Poder-se-ia argumentar que a preferência pelas águas minerais decorre da desconfiança pela qualidade da água canalizada, mas segundo relatório publicado no site da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços e Água e Resíduos, "a água para consumo humano em Portugal confirma a excelente qualidade. Com o indicador de água segura acima dos 98%, pode garantir-se aos portugueses que podem beber água da torneira com confiança." Será tão elevado o indicador de segurança da água mineral? Não sei, e não encontrei informação sobre isso. 

Vem isto a propósito de um e-mail recebido do J Vaz anexando um gráfico que compara os consumos per capita em Portugal e nos outros países da União Europeia. 
Afirma J Vaz, que na Alemanha consome-se muita água engarrafada com gás (CO2) e as embalagens são retornáveis e de vidro. Nos países em crise financeira (Portugal, Espanha, Itália, Hungria, ...) o consumo de água engarrafada é elevado, não existindo nesses países sistemas de retorno das garrafas e muitas delas vão parar à valeta e depois ao Oceano. E pergunta:

Haverá associação entre o comodismo da água engarrafada, sem retorno da garrafa, e a crise financeira?

Caro João,
É muito evidente que a economia se afunda quando lhe entra água a mais pelos cascos. A crise financeira é o redemoínho engolidor provocado por esses afundanço. Ou vice versa. 

3 comments:

Anonymous said...

Em Businessinsider.com, pode ler-se : os USA beberam em 2009 mais agua engarrafada do que leite e cerveja.
O consumo per capita ultrapassou os 32 galões.

Anonymous said...

Chama-se a isso "manufactured demand":
http://www.youtube.com/watch?v=Se12y9hSOM0

IsabelPS

PS - A minha mulher a dias usa água engarrafada em casa (um casal e dois filhos adolescentes). A justificação é que a água da torneira "é muito pesada no estômago". Tenho-me esquecido de lhe perguntar quantos garrafões gastam por dia, mas vou ver se me lembro amanhã. Talvez se lhe disser quanto gasta por mês a água da torneira se torne mais leve.

Rui Fonseca said...

Obrigado Anomymous, obrigado Isabel, pelos vossos contributos, que desde já agradeço.
Conto escrever amanhã, 20, sobre uns e outros mais um apontamento sobre o assunto.

Obrigado.