Tuesday, May 09, 2006

A PRODUTIVIDADE DA ELECTRICIDADE - cont


A produtividade, aliás a falta dela, passou a partir de certa altura, a ser considerada a ovelha negra do nosso rebanho. Sem produtividade não há competitividade, sem competitividade não há crescimento económico, sem crescimento económico não há emprego, sem emprego temos de emigrar…

Mas a produtividade, ou a falta dela, tem muito que se lhe diga.

Quando se fala em produtividade, sem acrescentar mais nada, geralmente tem-se em mente a produtividade do trabalho, aquele quociente entre o PIB e o número de activos que o realizaram. Esta tendência para assimilar a produtividade à produtividade do trabalho resulta do facto de, em última instância, decorrer do homem, das suas capacidades e das suas oportunidades, o alcance de mais produtividade em todos os outros factores que contribuem para a produção. A produtividade do trabalho resume a produtividade que o homem ou um conjunto deles retira dos outros factores ao seu dispor: o trabalho, o capital, as matérias-primas, o tempo até, tanto o tempo-espaço como o tempo meteorológico.

Em artigo publicado no “Público” de 4/5/2006, titulado

“Falta de eficiência energética custa uma Ponte Vasco da Gama por ano”,

afirmação de Carlos Pimenta, ex-secretário de Estado do Ambiente, que é da opinião que “cada ano que passa sem uma política energética que reduza a sua dependência externa, os portugueses pagam uma Ponte Vasco da Gama”

e, mais adiante,

“No caso português, o problema não é o preço do petróleo, agora que se encontra nos 75 dólares por barril, mas a quantidade que se consome. A indústria de um país não deixa de ser competitiva, se todos comprarem o barril de petróleo ao mesmo preço. O factor diferenciador é quantos barris os portugueses precisam para fazer a mesma unidade de PIB que os dinamarqueses. Precisam de duas vezes mais.”

Mesmo no caso das matérias-primas a produtividade do factor trabalho é afectada, negativa ou positivamente, pela produtividade que estiver a ser obtida daquelas. Se o consumo energético em Portugal para a produção de uma unidade de PIB é duplo do dinamarquês, a competitividade dos nosso produtos e serviços, na parte do custo energético necessário para os produzir, é metade do conseguido na Dinamarca. Como o PIB resulta também de uma diferença, entre o que produzimos e o saldo entre o que importamos e exportamos, uma mais eficiente na utilização da energia aumentaria o PIB na exacta medida da redução conseguida dos consumos energéticos, e, consequentemente, o PIB por pessoa activa.

A nossa dependência energética, calculada em cerca de 85%, é, portanto, uma ameaça em várias frentes: pode colocar-nos em situação económica e socialmente caótica em caso de conflito mundial que comprometa fortemente o regular abastecimento de crude e de gás, é um factor de erosão da competitividade das nossas produções e da riqueza média produzida pelos portugueses activos.

Se o factor capital nem sempre influencia, ou não influencia de forma proporcional, a produtividade do factor trabalho, a produtividade das matérias primas e, nomeadamente, a produtividade da energia tem uma influência directa e proporcional na produtividade do trabalho e, obviamente, na produtividade total.

Se os cálculos de CP estão aproximadamente correctos, a produtividade do trabalho é reduzida pela ineficiência energética por um valor equivalente ao valor de “uma Ponte Vasco da Gama por ano” (1200 milhões de euros) dividido por cerca de 7 milhões de portugueses, qualquer coisa como 170 euros, quase 1%, só à conta da conta da energia.

No comments: