Monday, March 24, 2014

ESPÍRITO SANTO APANHADO FORA DE CASA

O BES foi multado em mais de um milhão de euros por infracções "muito graves" em Espanha  e muito dificilmente conseguirá o que conseguem os plutocratas portugueses na sua terra. O perdão de um milhão, por prescrição, ao senhor Jardim Gonçalves é apenas o exemplo mais recente da impunidade de que gozam os mais abastados.

Olhando para trás, quantos banqueiros portugueses, que há alguns anos atrás rodavam girândolas de fogo de artifício, se apresentam hoje escorreitos e limpos da lama que eles entusiasmadamente amassaram naqueles tempos de foguetório? Um ou dois, se tanto.

Há oito anos, escrevi isto.

"Como é que todos os Bancos são altamente rentáveis, porque é que todos os Bancos são superiormente dirigidos, porque é que todos eles são casos de sucesso, porque é que, até hoje, nenhum falhou, porque é que o BCP subiu como um foguete no meio de uma economia de caracol, porque é que o BPI, o BANIF, Financia, o Banco Privado Português, todos, crescem, crescem, crescem, e os seus presidentes são sempre tão bem sucedidos, como é que o BPN fulgura e até a Caixa, imaginem a Caixa! um banco do Estado, um paquiderme, arrecada milhões e deita foguetes independentemente do Presidente e vogais que o Governo nomeia. Até hoje, nenhum banqueiro falhou, ou se falhou, falhou tão pouco que não se deu por isso. São todos excelentes. Acaso? Tanta competência num contexto em que ela é tão rara deve-se à ingestão de alguma rara água tónica."

Nessa altura, o senhor Vítor Constâncio & Companhia andava distraído, disse ele, alguns anos mais tarde quando as contas das bebedeiras alheias nos chegaram a casa para pagamento.

1 comment:

Unknown said...

E sem duvidar os cidadãos Têm papado a patranha que os chorudosordenados são por que a "responsabilidade" é muito grande!!
Uns anos antes do escandalo BPN tinha uns dinheiros e ia ver do BPN porque li que os juros eram bons. Ao passar aporta do BP encontro o ronda que era meu conhecido e na conversa diz-me 0 não metas odinheiro aí olha que aquilo é corrupção que até ferve.
O Dr V.Constancio com a sabedoria e responsabilidade que lhe reconhecemos não sabia de nada!!