Thursday, May 31, 2012

SÁDICO E EUNUCO, E ENGANADO*

Oliveira Martins é comummente reconhecido como competente e eficiente. Desde que passou a presidir ao TC são frequentes os relatórios que dão conta de ilegalidades e irregularidades cometidas pelas administrações públicas centrais, regionais e locais. Irregularidades e ilegalidades que prejudicam gravosamente os interesses do estado, o que significa que  assaltam impiedosamente os bolsos dos contribuintes.

Mas são de um sadismo atroz. Primeiro: Porque, por natureza ou distracção legal, revelam os estragos mas não os previnem; Segundo, porque raramente os infractores são condenados e, quando eventualmente o são, as penas são de galinha. 


Quer isto dizer que, depois de tanta discussão acerca da enorme carga  para os contribuintes que resultou da criação de uma mirífica ideia chamada Scut (o melhor de dois mundos - nem financiamento do estado nem portagens para os utilizadores), depois das negociações para acabar com elas e reduzir a carga fiscal insuportável que as famigeradas Scuts impunham, o TC foi analisar os resultados das negociações, calculou-lhe as consequências, e, ao retardador, como é da praxe, vem declarar que, se estávamos a ser tramados, agora, que os contratos foram renegociados, passamos a ajoujar com mais impostos ainda.


É a vida!

---
*
É demais.
Quem é que disse que somos muito diferentes dos gregos? Diferentes, talvez. Mas não muito.

No comments: