Monday, May 28, 2012

LAGARDE, AOS GREGOS


Ajudem-se! Habituem-se a pagar os impostos que devem!

Christine Lagarde não podia ter sido mais dura para com aqueles que na Grécia não pagam impostos, e são muitos. Mas são sobretudo os lucros chorudos e as enormes fortunas que se escapam até pelas complacentes malhas constitucionais.  

Ninguém, em geral, gosta de pagar impostos, mas os gregos geralmente não os pagam.
É, aliás, sintomático desta idiossincrasia grega o facto de mais do que reclamar o povo que os armadores e outros enormíssimos senhores paguem o que devem pagar entenda que devem ser os outros europeus a pagar-lhes as contas. O líder do Syriza, Alexis Tsipras, que pode sair vencedor das eleições de Junho, promete rasgar os acordos que valeram até agora a ajuda externa à Grécia sem que, também ele, prometa seja o que for no sentido de moralizar a sociedade grega em matéria de cumprimento das obrigações fiscais.*

Christine Lagarde disse mais: São mais preocupantes os problemas das crianças que vivem na África subsariaana do que os problemas dos gregos.

Quem duvida?
----
*Act.- Dizendo isto não digo que seja possível à Grécia cumprir integralmente os compromissos assumidos no âmbito do acordo de ajuda externa contando apenas com o crescimento das receitas fiscais.
.
África é o continente mais deficitário em alimentos.
É preciso uma revolução na agricultura em África, defende o Economist desta semana.

No comments: