Tuesday, June 14, 2011

MEIN NAME IST URS - 2

Milagro! Oh Milagro, nice dog! Vamos? Subimos de teleférico ou a pé? A pé é um bocado duro porque depois ainda temos umas cinco horas de caminho, contando com o tempo para almoço. Bom. Então é melhor subir de teleférico, os cães podem não aguentar a subida, a Cherry, sobretudo, não é Cherry? O Milagro paga meio bilhete. Eu e a Cherry temos passe anual. Oh! Adoro a floresta. Venho para aqui desde pequeno. Quando era miúdo vinha para aqui com o meu pai. Ele era caçador. Eu também. Aqui caça-se veados,  javalis, patos, sim patos também, não é anti natureza, não senhor, porque, quando são  demais, causam muitos prejuízos aos agricultores. Estás a ver aquelas duas igrejas lá em baixo? Uma é católica, a outra protestante. Tu, o que és? Católico? Eu sou protestante. Frequentei aquela igreja até há bem pouco, agora não vou mais. Não vou mais porque os actuais pastores, são dois, um é norte-americano, o outro é alemão. Fazem muito show off, sabes como é, muita exaltação, muita propaganda, não gosto, não gosto e deixei de ir. Anteriormente, tínhamos uma pastora, alemã, discreta, mas muito próxima das pessoas e dos seus problemas. Através da nossa fundação (PanEco) a igreja contribuiu com vinte mil francos para as vítimas do tsunami na Indonésia. Portanto, agora deixei de ir à igreja, estou em contacto directo com Deus, e não tenho dado pela falta dos intermediários. Em Setembro volto à Indonésia, a Sumatra. Vou lá estar um ou dois meses. Eles gostam do meu trabalho. Temos um escritório com uma casa de hóspedes, é lá que eu fico instalado. Para Sumatra a maior ameaça é a contínua razia da floresta tropical para a plantação de palmares (cf aqui). Não, não vejo como é que esta ameaça possa ser controlada, já que extingui-la parece-me impossível, tantos são os interesses em jogo. A única forma que vejo de minimizar o desastre ecológico é oferecer às populações soluções alternativas às possibiliddes de emprego que os palmares oferecem. Mas é uma luta desigual porque a corrupção é muita. Antes da queda de Suharto, prestei informações à CNN e à BBC acerca da corrupção na Indonésia. Quiseram prender-me no aeroporto, já estava a embarcar. Foi por pouco. Not funny, no, not  funny story. Ainda me apertaram o pescoço. É verdade, ainda sinto as mãos deles aqui. Not funny, no. Oh! Gosto disto, gosto de flores, olha esta orquídea silvestre, linda, hem?! E gosto deste céu com sol e nuvens. Não gosto do céu  todo azul, sem nuvens. Falta-lhe qualquer coisa quando não há nuvens no céu. Eu acho. Milagro! Hei Milagro! Nice dog! A Cherry fica com ciúmes quando faço festas ao Milagro. Cherry! Vem cá Cherry! Fizeste serviço militar? Eu fiz, dos vinte aos cinquenta. Estúpido! Agora é dos vinte aos trinta e oito, salvo erro. Para as mulheres também, mas para as mulheres é voluntário. Obrigatório, só para os homens. Três semanas por ano. Ou na Primavera, ou no Verão, ou no Outono, ou no Inverno, em rotação. Durante três semanas por ano andamos por aqui a dar tiros. Uma estupidez. Eu era de infantaria. Só os técnicos não andam para aí aos tiros. Eu era técnico de profissão, responsável pela secção mecânica do meu Instituto mas aqui era de infantaria, bum!bum!bum! andávamos para aí aos tiros. Durante trinta anos! Uma estupidez. Quando saímos, ficamos com a pistola metralhadora em casa. A arma e as munições. Outra estupidez. Há tipos que ficam malucos e depois andam por aí aos tiros. Uma estupidez! Estás a ver ali aquela clareira em baixo? Deve estar cheia de restos de munições. Continuam a vir para aí a dar tiros. Logo, aqui, nesta paisagem magnífica. Yellowstone, conheces? Não, eu nunca lá estive. Nunca fui à América. Não gosto da América desde o tempo em que elegeram o Reagan, o Bush, o pai e o filho, qual deles o pior, não gosto pelo que eles fizeram no Vietname. Sim, do Obama gosto. Mas ele não consegue fazer nada por causa dos republicanos. Olha lá em baixo, aqueles grafiti. Gostas grafiti? Eu não gosto nada de grafiti. Acho mau gosto, mesmo muito mau gosto. A juventude de hoje não respeita nada. O grafiti é uma invenção americana, veio de lá, sabias?Hei! Sentemo-nos aqui ao lado destes dois jovens. Sabes que idade têm? 91, cada um. Ele queixa-se que está mal das pernas, ela ri-se. Noventa e um, e de cabeças limpas, oh! E ainda se queixa das pernas. Milagro! Cherry! Vamos lá. Ainda temos três quartos de hora à nossa frente. Estás cansada Cherry? A Cherry já está um bocado cansada.  

No comments: