Tuesday, June 21, 2011

RAFFLESIA

clicar para aumentar

Grüezi!

Que tal o fim-de-semana? Foste a Basel, ao Jardim Botânico? Não, da próxima vez tens de ir. Há pouco tempo floriu lá uma Arum Titan, a flor mais comprida do mundo. Vive pouco tempo e só floresce de vinte em vinte anos. Não, nunca a vi na Sumatra. É muito difícil dar com ela no seu ambiente natural. O que eu encontrei, e fografei, viste-a nas fotografias que te levei a semana passada?, a Rafflesia Arnoldii (Rafflesia Arnoldii (Wikipedia)), foi uma emoção danada ter tido a oportunidade de a encontrar. Não se pode mexer-lhe. Não... Se lhe mexes, morre. A natureza tem coisas ... é por isso do que eu gosto é disto Qual delas é a maior? Bom, a Arum Titan é mais alta, a rafflesia é mais larga, a que eu vi e fotografei tinha quase um metro de diâmetro. Imaginas o que seja uma flor com um metro de diâmetro? Lá em baixo é Leimbach, já pertence ao distrito de Zurique. Nós já não pertencemos. O distrito de Zurique é mais caro. Mas o distrito é uma divisão administrativa com âmbito quase só judicial: é lá que estão tribunal e a cadeia. A organização administrativa da Suíça sustenta-se nos cantões (26) que se organizam por municípios. Abaixo, não existem outros orgãos de poder local. Daqui temos uma vista linda ... O lago de Zurique, as montanhas lá ao fundo, amanhã vai nevar acima dos dois mil metros, e hoje começou o Verão!, hoje estão vinte e seis, amanhã baixa aqui para quinze, estas variações de tempo transtornam-me, provocam-me dores de cabeça, em 97 estive entre cá e lá porque um estúpido se espatifou contra mim na autoestrada. Salvei-me por pouco, mas fiquei com problemas para toda a vida. Gosto deste blom!blom! dos chocalhos das vacas a pastar, há quem deteste, quem não durma bem por causa deste blom!blom! A mim, ajuda-me a adormecer. Gosto dos cantos dos pássaros, estás a ouvir este grau! grau!? É o corvo grande. Parece uma águia. Gosto do tocar dos sinos nas igrejas. Aquele teleférico ali é particular, esse mesmo o que vimos lá de cima a semana passada. Todos estes terrenos, incluindo a floresta, de lá de cima até lá abaixo são de um tipo rico, dono do hotel Baur au Lac, de luxo. Um tipo simpático, rico mas simpático. Costumava caçar com o filho dele. Viste aquela fotografia do teleférico na Sumatra? Eh!Eh! Fui eu que projectei e dirigi a montagem. Não cobrei um cêntimo. Trabalho da fundação. Tenho trabalhado muito pela fundação. Oh! Oh! Oh! Oh!Oh!Oh!. Este é demente, alzheimer, já não conhece a mulher nem os filhos. Há tempos, morreu no hospital outro doente de alzheimer que também costumava passear por estes trilhos. Tinha oitenta e tais. Fui vê-lo uma três vezes ao hospital, mas não me reconheceu. Já não reconhecia ninguém. Um dia veio a casa passar o fim-de-semana, só reconheceu o cão. Mais ninguém. Como é que se explica isto?

---
Ontem, 05/04/2014, ao almoço na T., o Humberto A. mostrou-nos uma fotografia de welvitchia mirabilis, uma espécie botânica também imponente do Namibe, Angola.




"welwitschia mirabilis no deserto entre as fornalhas:

!ah e que de escorpiões friamente bêbados de um

pouco de orvalho apenas!" - Herberto Helder
 
(enviado por Humberto A. - 16/06/2014)

---
29/12/2015 - Floresce na Austrália “Amorphophallus titanum” de quase dois metros de altura



No comments: