Thursday, June 23, 2011

DIA R

Alemães já discutem reestruturação da dívida grega. aqui 
Segundo a Reuters o ministro das Finanças alemão iniciou hoje negociações com bancos e seguradoras do país. O tema a "participação voluntária" no segundo pacote de resgate à Grécia

Ainda segundo a Reuters, "iniciar-se-ão em toda a zona euro esta quarta-feira conversações entre governos e credores privados sobre uma participação voluntária no segundo plano de resgate à Grécia".

Segundo o The Wall Street Journal, na semana passada, os bancos alemães teriam uma exposição de €17 mil milhões à dívida grega que soma €341 mil milhões, ou seja 5%. O principal credor da dívida grega é o duo FMI/UE com 15,5% do total, seguido dos bancos gregos com 14,7% e do BCE com 13,8%.

Segundo o diário El País , semelhante iniciativa ocorreu em Espanha. Também em Paris, Milão e Amesterdão reuniões informais do mesmo tipo terão ocorrido, segundo o diário Le Figaro .

Uma das questões que os banqueiros têm colocado é que a nova dívida grega - fruto do reinvestimento "voluntário" dos credores aquando do vencimento dos títulos - tenha uma garantia europeia, eventualmente da Facilidade Europeia de Estabilização Financeira.

No comments: