Saturday, May 08, 2010

TENTAÇÕES E A TIA MERKEL

Segundo hoje se soube os líderes da zona euro decidiram criar mecanismos permanentes de socorro aos países em dificuldades. Os pormenores ainda são desconhecidos mas presume-se que sejam conhecidos antes da abertura dos mercados após o fim-de-semana.
.
Terá Angela Merkel abdicado dos critérios estabelecidos em Maastricht? Não acredito.
A julgar pelo conhecemos das declarações recentes dos dirigente alemães, os mecanismos de socorro de que fala a notícia não vão descurar o cumprimento de objectivos de rigor e o escrutínio apertado dos mesmos. De modo a que aqueles que venham a pedir socorro saibam perfeitamente quanto lhe custarão as bóias.
.
Não creio, portanto, que a saída consentida por Merkel seja a da moneterização fiscal do défice. A inflação será sempre a última zurrapa que os alemães aceitarão tragar, não sendo provável o prognóstico de Nouriel Roubini citado na entrevista que transcrevi anteriormente:
As a result, “there will be temptation to keep monetising the fiscal deficit”, which will ultimately produce inflation."
.
Tentação haverá mas não será germânica. E sem o consentimento da Alemanha, as tentações não passarão disso.
-----
Ao mesmo tempo que escrevo este apontamento ouço na Sic notícias que o líder do PCP acusa o governo de estar a ceder perante os interesses dos grandes grupos ao suspender o arranque da construção do novo aeroporto. Confuso? Geralmente os grandes grupos adoram as obras públicas. Mas o líder do PCP também não disse a que grandes grupos se referia.

No comments: