Thursday, July 13, 2006

A METAMORFOSE DOS BESTIAIS

Notáveis dizem que Scolari não deve ficar

Granadeiro diz que Scolari não deve ficar. Santos Silva critica o brasileiro por “nunca se ter libertado do 4-2-3-1”. Vaz Guedes gostou de Podolski. Catroga gostava de ter Eusébio. Os Magriços de 66 venceriam a selecção actual. E Teixeira dos Santos diz que a auto-estima subiu. “Mas é passageiro”.
Jornal de Negócios 2006-07-13
A metamorfose dos bestiais

O patrão da FPF quer que o prémio pago aos jogadores (“heróis da bola”) seja isento de IRS. O Ministro das Finanças já disse (e bem) que não senhor, não vai haver isenção nenhuma. Esperemos pela confirmação, nestas coisas é mesmo preciso esperar para ver.

O que é insólito é que haja no Código do IRS uma hipótese de o pedido ser atendido, coisa amanhada no tempo do maior mãos largas Guterres, quando lhe calhou em sorte o tempo das vacas gordas.

Não se sabe se a ideia partiu das cabeças dos “heróis”, sobreaquecidas pela idolatria do povo e dos políticos que o fazem pacóvio, ou apenas da cabeça gemada do senhor Madaíl. De qualquer modo, nenhum "notável" apareceu a terreiro dizer que a isenção pretendida seria justa.

E se perguntassem ao povo através de referendo?

O povo diria sim, claro, isentem lá os “heróis”. O povo é pelo menos tão desprendido e pródigo como Guterres (e não só) quando se trata de governar o dinheiro de todos. Mas também é coerente na sua idolatria, e não nega nunca ao santo o pagamento da promessa. Como é que poderia o povo negar a isenção de IRS nos prémios dos “heróis”, por quem encheu as ruas de bandeiras e de euforia?

A racionalidade pós-guerra dos políticos e quejandos não quadra com o sentimento popular, ainda a inspirar os fumos da vitória, apesar das duas derrotas finais.

É por isso que os tempos quentes e húmidos de vacas gordas trazem sempre consigo o míldio que nos levará a colheita.

No comments: