Friday, August 07, 2020

DÚVIDA BÁSICA

Acidente com Alfa Pendular: especialista aponta para “incompetência criminosa da Infra-estruturas de Portugal” 
Erro humano causou acidente com Alfa Pendular em Soure. Operadores da máquina passaram o sinal vermelho

Foi esta a notícia do dia há uma semana.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação deslocou-se ao local e disse ser prematuro afirmar fosse o que fosse acerca das causas do acidente e, consequentemente, conclusão minha, das culpas e dos culpados.
Depois das culpas do acidente terem sido atribuídas, por especialista, que conheço, a incompetência criminosa da Infraestruturas de Portugal, transitaram para "erro humano" de desrespeito do sinal vermelho que proibia a entrada da equipa e equipamento de manutenção na via por onde transitava o comboio.
Insurgiram-se os sindicatos em defesa dos trabalhadores, vítimas mortais do acidente, a culpa era da CP, não percebi porquê. 
O certo é que as causas ainda estão por apurar e as responsabilidades por atribuir mas agora tudo aponta para a falta de equipamento de controlo automático de velocidade - Convel - que deveria estar instalado no veículo de manutenção e não está.

Pelas últimas notícias sabe-se que o Ministério Público vai investigar o acontecimento.

Pergunta que não vi feita nem, obviamente, respondida: as equipas de manutenção da via férrea das Infraestruturas não sabem a que horas passam os comboios? Não andam com os horários no bolso?

—-
Vd.
Navalha de Ockham

No comments: