Friday, August 21, 2020

GANHAR PARA NÃO FAZER NADA, PAGAR PARA FAZER ALGUMA COISA

A notícia é publicada hoje no Expresso, aqui, mas é uma proposta tímida. Há pelo menos dezoito anos que prevejo que um dia quem quiser trabalhar tem de pagar por isso.

Escrevi vários apontamentos sobre o assunto, um deles ficcionado, Admirável Mundo Velho, neste bloco de notas.

 ----

Receber 1600 euros para não fazer nada? É a proposta de uma Universidade alemã 

O projeto de "inatividade ativa" é concebido como uma forma de ajudar a perceber os efeitos negativos da atividade humana no mundo. Algo que se tem de levar a sério, e portanto merece um esforço

Subsídios para não fazer nada. Parece o sonho dos preguiçosos, e é o argumento que usam os inimigos do estado social, ou pelo menos de algumas categorias de pessoas que supostamente abusam dele. Uma universidade alemã resolveu transformar a ideia num projeto sério.
Cidadãos de toda a Alemanha podem candidatar-se a bolsas de 1600 euros em qualquer área de "inatividade ativa", a fim de promover a reflexão sobre dois valores contemporâneos importantes - o do sucesso e o da sustentabilidade - e as tensões que há entre eles. O objetivo último é identificar atividades que tenham o menor efeito negativo possível sobre a vida das outras pessoas.
Segundo o diário britânico "The Guardian", na candidatura os candidatos devem explicar o que é que querem não fazer, durante quanto tempo, porque é que é especialmente importante não fazer isso, e porque é que aquele candidato é a pessoa certa para tal. Os formulários devem ser remetidos para a Universidade de Belas Artes de Hamburgo, que criou o projeto.
Conforme reconhece o arquiteto responsável pela ideia, não fazer nada está longe de ser fácil, ao contrário do que parece. Entre os exemplos que ele dá: não se mexer, não pensar, não dormir e não comprar nada. Alguns serão à partida mais difíceis de cumprir do que outros, mas todos implicam os seus desafios.
Os subsídios serão pagos em janeiro, quando as pessoas apresentarem o seu "relatório de experiência", mas antes, em novembro, haverá uma exposição onde as candidaturas poderão ser vistas. Título: A Escola da Inconsequencialidade: Para uma Vida Melhor".

No comments: