Monday, August 24, 2020

SE ISTO É VERDADE ...

Se isto é verdade: a China tem vacinado trabalhadores-chave contra covid-19 desde Julho*, o avanço dos chineses, também neste campo, sobre europeus e norte-americanos é flagrante. Pode não ser verdade? Pode, mas se for verdade, este avanço científico da China pode ficar a dever-se à sua não participação no esforço que está ser desenvolvido globalmente ou, pior que isso, decorrer da omissão do início da ocorrência da epidemia em Wuhan (hipótese levantada, além do mais, por elevada afluência de ambulâncias ao hospital de Wuhan em Agosto de 2019) - cf. aqui

De qualquer modo, a forma como a China abordou a contenção da expansão do vírus, desvalorizando a política sanitária da imunidade de grupo tida como inevitável praticamente em todo o resto do mundo, ter-se-á suportado no avanço que, no princípio deste ano, os investigadores chineses já tinham atingido na obtenção de uma vacina que evitasse a eventualidade da infecção de mais de 1,4 mil milhões de chineses. A 23 de Maio escrevi aqui, - CHINA, XEQUE MATE À DEMOCRACIA LIBERAL.

 "Com que protecção conta a China para evitar que a sua população, cerca de 20% do total mundial, não seja atingida por uma epidemia devastadora? Terá já descoberto a vacina confiável que cumpra o desígnio declarado por Xi Jinping de governar o mundo derrotando as democracias liberais, um dos inimigos que afirmou querer eliminar?Teoria da conspiração? Só se não houvesse provas indesmentíveis dos propósitos que Xi Jinping anunciou meses antes de ter anunciado ao mundo que o COVID -19 tinha começado a infectar e a matar em Wuhan".

Por essa altura, Trump recomendava a injecção de lixívia para combater o vírus. Quando foi confrontado com a enormidade que tinha dito (com ar convicto, que ele não tem outro),  cf. aqui, desculpou-se, canalhamente, que tinha brincado com os repórteres. 

--- Actualização - Na véspera da Convenção Republicana que nomeará Trump à recandidatura em Novembro, Trump anuncia, cf. aqui, que foi autorizada pela entidade norte-americana competente a administração de plasma de doentes recuperados de covid-19 a 70 mil infectados com o vírus. Não é o remédio santo mas pode ser benéfico para alguns doentes. Nada que ainda não se soubesse ... mas que vai deixar extasiados os indefectíveis trumpistas, que não são poucos, aliás, são demais.

» Momento-chave : China tem vacinado trabalhadores-chave contra a covid-19 desde Julho


A China tem vindo a administrar uma vacina candidata contra a covid-19 a grupos específicos de trabalhadores considerados essenciais desde Julho, revelou no domingo à televisão estatal chinesa CCTV Zheng Zhongei, dirigente do Centro de Ciência e Tecnologia da Comissão Nacional de Saúde que faz parte de um painel de especialistas que presta aconselhamento ao governo sobre a covid-19. Segundo Zheng Zhongei, o governo chinês autorizou o “uso de emergência” de uma vacina contra o SARS-CoV-2 em determinados grupos como profissionais de saúde e trabalhadores transfronteiriços — o que está “de acordo com a lei”, destaca citado pelo jornal South China Morning Post.

No entanto, Zhongei não revelou qual o produto que está a ser usado, quantas pessoas foram já vacinadas nem se o programa de vacinação inclui mais do que uma vacina candidata contra a covid-19. O especialista afirmou, porém, que o programa de vacinação deverá ser alargado a pessoas que trabalham na indústria dos transportes, serviços e em mercados de produtos frescos. O objectivo é criar uma “barreira de imunidade” e vacinar mais pessoas antes do início do Outono e do Inverno.

A China registou este domingo 16 novos casos de covid-19, todos eles importados, anunciaram as autoridades de saúde esta segunda-feira. Este é o oitavo dia consecutivo em que o país não regista nenhum caso de transmissão local.

No comments: