Saturday, October 20, 2012

PRATO DO DIA

Hoje temos um cabritinho assado no forno, acompanhado de batatas, também assadas no forno, e grelos cozidos ou salteados. Com uma sopa de pedra e sobremesa são 12,5 euros, IVA incluido. Se não quiser comer a sopa agora, não tem problema, pode levá-la para casa, temos embalagens próprias, como pode ver, e aguenta sem se estragar uns 15 dias.  
...
Obrigado. Ainda bem que gostaram. Sim, agora vem menos gente. Antes, aos sábados, sobretudo no verão, não tínhamos mãos a medir. O ano passado, o verão já foi fracote mas este ano foi um desastre. Nós costumávamos fazer uma média razoável com o aumento das receitas no verão. Apareciam muitos emigrantes, das camadas mais velhas, as mais novas, ou não têm dinheiro ou não gostam de comer bem, ocupavam mesas com quinze e mesmo vinte pessoas. Esta época nem esses apareceram. Culpa do aumento do IVA? Bom, o senhor compreende, o que afasta as pessoas dos restaurantes é a falta de massas ou o receio dessa falta, amanhã. Eu não aumento os preços há cinco anos e também não os aumentei com este aumento brutal do IVA. Até os os estamos a baixar, como o senhor, e bem, constatou. Aliás o aumento IVA foi muito maior do que parece: aumentar de 13% para 23%, o senhor faça as contas e facilmente verificará que foi de mais de 70%! Claro que se os restaurantes não aumentam os preços, mas até os baixam para segurar a clientela, as margens reduzem-se e, em muitos casos, passam a ser negativas. Não vão aguentar, e vão fechar. Em todo o caso muitos fechariam mesmo sem o aumento do IVA porque as pessoas têm menos dinheiro para gastar, os que têm algum. Com o aumento do IVA, fecham mais e mais cedo. Ou então entram para o negro. Os mais pequenos que servem, quanto muito, meia dúzia de refeições por dia, passam para o negro. Não têm dimensão pois não, mas sabe como é, as pessoas têm que viver.
 
Vão para o negro mas eles andam em cima de nós: há dias, entraram-me pela porta dentro o das finanças, o da ASAE, o fiscal do ministério do trabalho e um da guarda republicana. O da ASAE embicou com o sistema de refrigeração, tenho de fazer umas correcções, o GNR multou-me por falta de substituição dos selos de umas garrafas de bebidas brancas que aí estão desde o tempo do meu sogro, há mais de trinta anos! Multa de 150 a 3000 euros! É demais, não acha?
 

No comments: