Saturday, October 13, 2012

PORTUGAL AO NATURAL

 
Hoje recebi um e-mail do INATEL. Assunto: Marketing. Fotografia, acima.
 
Não sou sócio do INATEL, nunca fui sócio do INATEL, nunca usufrui de qualquer vantagem, directa ou indirecta, da existência do INATEL uma instituição criada em plena gestação do Estado Novo, mas sou, compulsivamente, há muitos anos contribuinte do INATEL. 
 
O INATEL é agora uma Fundação clasificada na segunda parte do ranking, abaixo de 50 pontos numa escala de 0 a 100. Em tese, as fundações com uma nota abaixo dos 50 pontos vão ser reavaliadas, podendo no limite ser extintas se forem públicas ou sofrer uma redução de 30% dos apoios financeiros do Estado ou mesmo a eliminação total destes financiamentos. O cancelamento do estatuto de utilidade pública é outra hipótese, leio aqui, e espero que isso aconteça.
 
Porque, por que carga de água tenho de contribuir para a comparticipação na realização de actividades, radicais ou não, que só aproveitam  a alguns? Por que bulas intrometem os políticos fundos públicos em áreas que deveriam ser privativas da iniciativa colectiva privada? No tempo do outro senhor o INATEL fazia parte de uma estratégia de distracção anti democrática. Hoje não faz sentido nenhum.
 
Pergunto ao César, trinta e nove anos mais envelhecidos que a conta, que anda a compor a calçada, se alguma vez ouviu falar do INATEL.
 
- Ouvir, já ouvi, mas não sei o que é.
- Alguma vez saiste daqui?
- Vou de vez enquando a Sintra. A Lisboa já não vou há anos.

1 comment:

Anonymous said...

A propósito do Inatel (espero que não seja alérgico ao Facebook...):

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.412670348772090.85856.369204723118653&type=1

IsabelPS