Monday, September 21, 2020

FÁTIMA

"O Presidente da República assume-se preocupado com a possibilidade de haver uma forte enchente de pessoas nas cerimónias do 13 de Outubro, em Fátima. Depois deste domingo passado se ter registado uma grande afluência ao santuário, Marcelo Rebelo de Sousa considera que, mesmo uma redução da capacidade do recinto para 50 mil peregrinos, poderá passar uma imagem negativa para a opinião pública, numa altura em que é preciso redobrar os esforços de contenção, nesta pandemia."- cf aqui

“Sabem que não sou insuspeito, sou católico e fatimista, onde tenho ido vezes sem conta”, explicou Marcelo Rebelo Sousa. “Mas não é disso que se trata. É da percepção da sociedade num momento em que há 400, 500, 600 ou ligeiramente mais casos por dia”, advertiu o PR. - cf aqui

No página online oficial do Santuário, hoje, 21/09, cerca de três semanas antes da Peregrinação Aniversária a 13 de Outubro, não há qualquer referência a restrições, cuidados ou alertas aos peregrinos, a esmagadora maioria dos quais já programou a ida ao Santuário e muitos já se estarão a deslocar a pé. Para além da Agenda das celebrações, não há, ou não vejo qualquer outra referência, salvo "Visite a nossa Loja Online".

Há dias, o presidente da Câmara de Ourém discordava da delegada de saúde do Médio Tejo que defendia, não sei se continua a defender, um 13 de Outubro igual ao 13 de Maio, sem peregrinos, sugerindo o presidente da Câmara uma medida intermédia, idêntica à tomada em 13 de Setembro, fechando o acesso ao Santuário quando o número de peregrinos excedeu o plano de contingência "que está implementado".

Da DGS não há notícias sobre o assunto. Provavelmente estarão em curso conversações entre as entidades responsáveis, mas os peregrinos não sabem e já meteram pés ao caminho ou estão a preparar-se para isso sem serem portadores de cartão de entrada garantida.

Ou sou eu que estou errado?

No comments: