Friday, August 18, 2017

PARA ACABAR DE VEZ COM OS INCENDIÁRIOS FLORESTAIS




António, 

Se bem me recordo já expressei anteriormente, aqui no 4R, a minha concordância com a centralização da informação sobre a situação dos incêndios florestais. 

Aos bombeiros compete combater o fogo, aos comandantes respectivos coordenar os meios envolvidos nos combates. Percebo que os comandantes dos bombeiros gostem de aparecer à frente das câmaras. É um desejo natural mas não deve distrai-los daquilo que se espera deles.

Dizendo isto, não pretendo desresponsabilizar a lamentável incompetência revelada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil na coordenação e utilização dos meios sob o seu comando. 

Não é, contudo, na informação pública da situação no terreno que a ANPC falha. A realidade é demasiadamente atroz para poder ser sonegada.

Aliás, defendo que as responsabilidades de combate a incêndios florestais deve competir às forças armadas. O ataque a um inimigo cada vez mais perigoso e persistente só pode ser eficiente - independentemente de acções 

de reestruturação da titularidade propriedade rural com efeitos só possíveis a médio e longo prazo -, se for atribuído a profissionais dedicados todo o ano ao combate. 

Percebe-se que a Força Aérea não seja chamada a actuar e se continua e pagar a empresas privadas o combate com maior aéreos? Não se compreende. Estes, e não só estes, digam o que disserem, são objectivamente interessados nos fogos.

Percebe-se que os 35 mil efectivos das forças armadas não sejam chamados a participar no terreno em acções de vigilância permanente durante os meses críticos, aqueles em que, como no dia de hoje, a maior parte do território está sob ameaça de risco elevado ou muito elevado. Não se percebe.

E, já agora, não querendo alongar muito este comentário, que medidas devem ser tomadas para reduzir o número de incendiários à solta?

Tens alguma ideia?

Há dias fiz esta pergunta a pessoa, ainda jovem, meu conhecido. Disse-me que a resposta seria politicamente incorrecta e juridicamente inaplicável: cortava as mãos aos incendiários.

Pensei na resposta e procurei recuperá-la de forma politicamente correcta e juricamente aplicável: manietar-lhe com algemas as mãos atrás das costas e pulseira electrónica para obrigar os criminosos deste tipo a não se ausentarem do seu domicílio. Quem os alimentaria? A família ou, na falta desta, quem tivesse piedade dos criminosos. 

Não é grande ideia? Talvez. Tens melhor?

2 comments:

Pinho Cardão said...

Caro Rui:
Pois não estou longe, estou até muito perto e, mesmo, concordante com o que dizes.
Claro que, factos são factos, há uma enorme incompetência da Protecção Civil; aliás, na sequência do que no ano passado, com muito menos gravidade, aconteceu em Arouca/S. Pedro do Sul.
Mas, no que à informação respeita, há um enorme desvio entre a informação local e a informação tratada centralmente. Esta procura dar por controlados, dominados ou extintos os incêndios, enquanto no local o que se refere são novos focos e reacendimentos.
Quanto às medidas, bom, impera o politicamente correcto e o que acaba por valer é a ideologia de cada qual. Por exemplo, para o PC e Bloco, se acabasse a indústria da celulose, acabavam os incêndios e a luta é contra aquela. O PS disse que fez a maior reforma florestal desde D. Dinis, atribui as culpas à Altice e fica satisfeito, quanto menos se fale, melhor. Quanto ao PSD e CDS, nenhuma proposta se ouve. Como tal, tudo na mesma, até ao próximo ano.

Rui Fonseca said...


Obrigado, António, pelo teu comentário.

É como dizes: Lamentavelmente nem o PSD nem o CDS apresentam propostas que alterem radicalmente o "modelo" actual, errado em todos os seus vértices.
E, alertava Einstein, é de doidos pensar obter resultados diferentes repetindo os mesmos processos.