Friday, August 25, 2017

SIRESP : PARÓDIA OU INTRIGA?


Pelo Público online de hoje ficou a saber-se que

"durante a manhã desta sexta-feira, e pelo menos durante cerca de duas horas, a rede de emergência nacional esteve em baixo nos distritos de Vila Real e Bragança, uma situação que afectou 53 estações do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Desta vez não foram os incêndios, mas tudo por causa de um duplo incidente que envolveu uma grua e tiros de caçadeira. Eventos "não coincidentes", diz a PT em comunicado, mas como aconteceram no mesmo local, estão agora a ser investigados pela Polícia Judiciária ..."

Parece paródia, mas não deve ser porque o assunto SIRESP, se não é sério, tem tido gravíssimas consequências. 
Se não é paródia, é intrigante.

Repare-se na viatura que transporta a unidade móvel (presumo que é real e não foto de arquivo) : não se lhe descortinam mossas por lhe ter caído a grua em cima nem sinais de ter sido alvejada com caçadeira. Segundo a notícia, a intervenção da Polícia Judicária decorre do facto de os dois incidentes, constituindo um duplo incidente, envolvendo dois eventos não coincidentes terem acontecido no mesmo local. Se tivessem ocorrido em locais diferentes a PJ não seria chamada?

Se os incidentes não são coincidentes mas aconteceram no mesmo local, não havendo notícia de estragos materiais nem danos pessoais ou corporais, que incidentes não coincidentes ocorridos no mesmo local, protagonizados por uma grua e uma caçadeira podem ter afectado esta manhã, pelo menos durante duas horas, a rede de emergência nacional nos distritos de Vila Rela e Bragança, afectando 53 estações do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal?

Só há uma explicação possível: caiu por perto uma grua, um vizinho assustou-se e sacou da caçadeira, a unidade móvel estava ali perto, e tremeu como só uma unidade móvel do SIRESP pode tremer quando ouve falar em fogo. 

Obs. - Conclusão sujeita a revisão consoante novas informações que receber.


No comments: