Tuesday, July 18, 2017

QUASE TUDO RESOLVIDO

O assalto aos paióis de Tancos está resolvido.

- O roubo não valia mais que trinta e quatro mil euros, era sucata esquecida, os assaltantes resolveram um problema sem cobrar nada pelo transporte levando de lá aquela inutilidade.
- Os paióis vão ser desactivados, o material que sobrou irá ser guardado num dos quartéis do polígono militar, dispensam-se mais investimentos na reparação da vedação e na vídeo vigilância.  
- Finalmente, soube-se ontem, vd. aqui,  que os cinco comandantes exonerados já foram reconduzidos e a mansidão da tropa de Tancos recuperada.

O fim dos incêndios florestais só não será atingido, após as decisões tomadas pela maioria parlamentar, se as causas naturais não compreenderem a bondade das razões de tais decisões. 

Segundo o que se lê, por exemplo, aqui,  as plantações de eucalipto vão precisar sempre de projecto e autorização prévia.
Acho bem.
Mas, pergunto-me: Essa exigência não se encontra já há muito tempo em vigor?
Existia mas atingia fundamentalmente as plantações racionalmente instaladas e bem defendidas. Tudo o resto, e o resto é de longe a maior fatia, como se enquadram as plantações avulsas sem uma reestruturação da propriedade fundiária que garanta racionalidade e viabilidade económica, que impeça o crescimento da área desenquadrada e o caminho inverso do que se pretende?

Quanto ao resto da área combustível (mato, pinhal, acácias, povoamentos mistos, etc.) George W. Bush, abismado com devastadores fogos na Califórnia, magicou um dia se não se resolveria o assunto abatendo tudo o que costuma ser pasto das chamas. Sem floresta, não haveria fogos florestais...
Redimensionar e reestruturar a floresta de modo garantir-lhe viabilidade económica e condições efectivas de segurança exige uma trabalheira medonha e não dá votos. Pior, daria perda deles, salvo se os partidos deixassem de perseguir os votos pelos votos.
Para os que elegeram o eucalipto como principal culpado dos fogos florestais fica também este assunto pelo menos meio resolvido. Todo resolvido mesmo, só erradicando todas as espécies vegetais combustíveis... 

No comments: