Saturday, January 21, 2012

O SALÁRIO ESCANDALOSO DO PR

Cavaco Silva não é um político ingénuo mas, por vezes, parece.
As suas declarações acerca dos seus rendimentos e das suas dificuldades em suportar as despesas próprias vieram numa altura pouco propícia a uma interpretação isenta junto da opinião pública. Qual terá sido o objectivo destas declarações que, ele não ignorava, prestar-se-iam a uma onda de demagogia hiperactivada pelos media? Não sabemos. E não sabemos até porque, depois de ter deixado escapar o desabafo em público, decidiu remeter-se ao silêncio.  

Acabo de ouvir numa das estações de televisão aquilo que é insistentemente repetido por todas: o PR, mesmo tendo sido obrigado a prescindir dos seus honorários como mais alto magistrado da Nação, por imposição de uma lei absurda, de retaliação aliás, já que o PR é eleito por voto directo e não por nomeação político-partidária, terá rendimentos ilíquidos de impostos de cerca de 9300 mensais; a esposa, segundo declarações do mesmo PR, noutra ocasião, terá uma reforma de 800 euros mensais. No total, terão cerca de 10 000 euros mensais para gastar? Não. Terão, quanto muito, cerca de 6000 euros, após impostos, para suportar as suas despesas.

É muito? Só por demagogia ou má fé  pode ser considerado, seja por quem for, que um homem que é PR, foi primeiro-ministro, foi ministro das finanças, professor catedrático, alto quadro do Banco de Portugal, tem rendimentos invejáveis.

Mas é dessa demagogia e má fé que se alimentam, frequentemente, os media em Portugal. Ignorar essa gula carnívora de alguns jornalistas se não é ingenuidade ou distracção que, no caso de um PR, dá no mesmo, não sei o que é.

Maria Filomena Mónica escreve no Expresso de hoje: "Há dias, percebi, com espanto, que havia quem considerasse escandaloso o facto de os salários das vedetas da RTP terem aparecido nos jornais*. Não teremos, nós, os contribuintes, o direito de saber quanto aqueles ganham? Se o salário de um juiz, de um docente universitário ou de um clínico do Serviço Nacional de Saúde é público - por ser pago por nós - por que diabo não há-de o cidadão comum ter conhecimento de quanto ganha José Rodrigues dos Santos, Fernando Mendes ou José Carlos Malato?"     

Enquanto escrevo isto, volto a ouvir a notícia do dia. O reporter destacado é José Rodrigues dos Santos. Não tens vergonha José?

---
aqui

"Com milhões de portugueses a sofrer com a austeridade, há quem no serviço público ganhe ordenados chorudos. Os cortes vão chegar agora, ou nas renegociações de contratos.


A revista "Focus" escreve que a estação pública não pode passar ao lado da contenção orçamental e que essa é a permissa a seguir. Em causa estão os ordenados pagos quer aos administradores, quer aos funcionários encarregues da informação e do entretenimento. Há muita gente a ganhar muito dinheiro e a revista revela alguns dos ordenados mais chorudos da RTP.

De acordo com as instruções dadas pelo ministro Miguel Relvas, administradores não poderão ganhar mais que o Presidente da República, o que equivale a 6523 euros mensais. Actualmente, segundo fonte da RTP contactada pela revista, o presidente da estação recebe 15 mil euros mensais/brutos , pelo que terá de passar a receber menos de metade, e o director de informação, Nuno Santos, aufere 14 mil euros mensais, valor também muito acima do tecto máximo pretendido pelo Governo. Outros elementos da direcção de informação também sentirão agora o peso da crise, como Vítor Gonçalves, que recebe 8 mil euros mensais ou José Rodrigues dos Santos, que ganha 13 mil euros por mês.

As estrelas da estação

Os contratos que vinculam os apresentadores de programas de entretenimento têm estado a salvo da crise. É o caso das estrelas mais emblemáticas do canal que escaparam aos cortes do início do ano por estarem protegidos por vínculos individuais de trabalho que só poderão ser renegociados no final do contrato. No entanto, á medida que cada vínculo for atingindo o seu termo, os cortes poderão ir de 10 a 50 por cento

Assim, alguns dos rostos famosos que ganham ordenados milionários na RTP verão os mesmos reduzidos, como são os casos de Fátima Campos Ferreira (10 mil euros mensais), Catarina Furtado (30 mil euros), Fernando Mendes (20 mil euros), José Carlos Malato (20 mil euros), Maria Elisa (7 mil euros), Jorge Gabriel (18 mil euros), Sónia Araújo (14 mil euros), João Baião (15 mil euros), Tânia Ribas de Oliveira (10 mil euros) ou Sílvia Alberto (15 mil euros), entre outros."

5 comments:

alfacinha said...

O salário dos operários também é para chorar

Pinho Cardão said...

Caro Rui:
Excelente texto o teu, uma lufada de ar fresco e de bom senso. Transcrevi parte no Quarta República. Espero a tua anuência...mesmo a posteriori...

aix said...

Caro Rui,
Esta tua análise, que serviu às mil maravilhas às posições que Pinho Cardão mantém no QR,no meu entender não está correta:
1º ainda ninguém contestou o que ganha ACS, que é muito ou é pouco conforme os pontos de vista
2º o que foi contestado foi a afirmação de que o que ganha não lhe cobre as despesas o que,atendendo às verbas divulgadas, é uma grave ofensa à generalidade da população e uma afirmação imprópria de um PR.
Que comentadores ostensivamente se aproveitem do teu escrito para aprovarem as políticas anti- sociais que defendem compreendo embora não aprove. Vindo de ti espanta-me sinceramente.A não ser que seja o teu fraquinho,ainda que subconsciente, pelo ACS a quem - como já te referi - falta a tal 'culturazinha'.
Abç

rui fonseca said...

Caro Francisco,

Peço-te que releias o texto e facilmente concluirás que a primeira coisa que afirmo é que CS ou foi ingénuo ou distraiu-se. Ninguém pode acreditar que tenha tido qualquer objectivo que pudesse insultar, como pretende o PCP & Cª., "o povo trabalhador."

Mas o que me levou sobretudo a escrever esta nota foi (é) a gula com que os media se alimentam de pequenos fait divers. Ouço-os e pergunto-me: E estes meninos? Quanto ganham estes meninos?
O José Rodrigues dos Santos, um deles, abriu o programa de "Guimarães Capital da Cultura" com "o escândalo Cavaco".

Ele, Rodrigues dos Santos recebe, fora o que escorre em ajudas de custo, etc., 13 mil euros por mês por um part-time que lhe permite escrever "romances" de enfiada.

Quais são os rendimentos deste rapaz? O mínimo de consciência deveria levá-lo a ser mais comedido.

E o Rodrigues dos Santos é apenas um exemplo da demagogia com que esta gente excita o povão maravilhado.

Repara, Francisco: A RTP paga ao espertalhão que apresenta uma coisa nojenta chamada "Preço Certo" 20 mil euros por mês, fora o que não se sabe.Isto é, duas vezes mais do que os rendimentos de CS. E quem paga? Nós, porque a RTP está encostadíssima ao Estado.

Dirás que não contestas o que CS ganha, e ele nada ganha como PR, mas que não chegue para as despesas.
É isto que te escandaliza?

Mas sabemos nós que despesas tem ele? Eu não sei.Que encargos assumiu? Eu não sei.

Sei que se distraiu nas palavras que disse e os media vão vontinuar a morder-lhe tanto quanto o têm feito com a cena do bolo-rei.

Contrariamente ao que dizes, meu caro, não escrevi esta nota por simpatia pessoal ou política. Mas por repulsa a um modo muito português de exploração de pequenas tricas.

Somos, lamentavelmente, pequeninos em tudo.

Abç

rui fonseca said...

Caro António,

É muita bondade tua.
Obrigado.

Abç