Sunday, February 13, 2011

O MUNDO, AMANHÃ

A energia é o elemento primordial da natureza. Capturá-la para a domesticar e colocar ao serviço do homem tem sido o objectivo de uma perseguição que é tão antiga como a própria humanidade, que começa com o aprisionamento do fogo pelo troglodita, passa pelas azenhas, pelos moínhos de vento, e esbarra nos dias de hoje com a exaustão próxima dos hidrocarbonetos e o exercício com riscos apocalípticos do aproveitamento nuclear. 

E, no entanto, a fonte inesgotável e gratuita abre as suas torneiras em cada manhã sem nuvens recriando a vida na Terra em cada instante. Mas o homem, que só existe porque ela existe, não conseguiu ainda guardá-la para a utilizar em dias de chuva como o de hoje, e encaminhá-la para a utilização conveniente em todas as situções em que dela precisa. 

Consegue-o o mundo vegetal através da fotosíntese. Como imitá-lo, é a tentativa que absorve centenas de cientistas neste momento. No dia em que o homem for capaz de guardar a luz do Sol do mesmo modo que o faz a natureza verde a energia inesgotável será utilizada a quase a preço nulo. E o mundo de amanhã será ainda mais diferente do que o mundo de hoje relativamente ao mundo de ontem.

É acerca deste salto desmedido que trata o artigo do Economist desta semana
.
 

FOR decades, your correspondent has watched, with more than casual interest, every new twist and turn in the quest for an “artificial leaf”. His hope has been that industry might one day replicate the photosynthetic process used by plants, and thus create forests of artificial trees for making hydrocarbon fuel direct from sunlight. Apart from helping offset the emission of carbon dioxide caused by burning fossil fuels, such man-made leaves could provide an endlessly supply of energy for transport. Finally, it seems, something is stirring in the forest.

5 comments:

António said...

"A energia é o elemento primordial da natureza."
Não é. É um dos...

"não conseguiu ainda guardá-la para a utilizar em dias de chuva como o de hoje"
Está mal informado. O sr. engenheiro Sócrates já disse que vamos passar a guardá-la nas baterias dos automóveis eléctricos.Guarda-se de noite e gasta-se de dia. Fácil, está a ver?
Aquilo é que é um engenheiro!

"a tentativa que absorve centenas de cientistas neste momento"
Perguntem ao sr. engenheiro Sócrates, que ele explica.

E o mundo de amanhã será ainda mais diferente do que o mundo de hoje relativamente ao mundo de ontem.

Você anda a ver muitos noticiários, não anda?
:-)

rui fonseca said...

"A energia é o elemento primordial da natureza."
Não é. É um dos..."

Quais são os outros?

António said...

Tire-lhe o oxigénio, a ver o que faz com ela.

rui fonseca said...

Oxigénio é energia, não?

António said...

Com mais alguma coisa, deve ser.