Wednesday, December 29, 2021

OS DEPUTADOS

Anda há algum tempo a circular na net uma informação sobre as retribuições pagas aos membros do Parlamento Britânico que é um confronto com as retribuições pagas aos deputados portugueses na Assembleia da República. 

Afirma que os deputados do Reino Unido: 1. não têm lugar certo onde sentar-se porque o número de deputados excede os lugares disponíveis na Câmara dos Comuns 2. não têm escritórios, nem secretários nem automóveis atribuídos 3. não têm residência paga pelos contribuintes 4. não têm passagens de avião gratuitas, salvo quando ao serviço do Parlamento 5. o seu salário equipara-se ao de um Chefe de Secção de qualquer repartição pública.

Comentei : No UK todos os membros do governo foram eleitos membros do parlamento … "De acordo com a convenção constitucional, todos os Ministros de Governo são Membros do Parlamento ou constituem a Câmara dos Lordes" :  cf. aqui

- E o que tem isso a ver com o divulgado?

- Tem a ver com a exigência colocada aqueles que querem governar: terem-se submetido a voto. Dito de outro modo, os custos pessoais ( para ser MP) são retribuídos pela perspectiva de carreira política no governo.
Ninguém corre atrás de nenhum prémio. Por simbólico que seja.
Por outro lado, os membros do parlamento são eleitos por círculos uninominais, os eleitores conhecem os eleitos e ser eleito é prestigiante.
Em Portugal quantos candidatos são conhecidos? Conhecem-se, tantas vezes também vagamente, os cabeças de listas.
Um fulano que aceita ser deputado apenas pelo salário que recebe ou tem outros objectivos extra-políticos em vista ou não terá grande qualidade.




 

No comments: