Tuesday, November 30, 2021

TRÊS TRASTES TESTES

São sequências a mais de testes falsos ou sequências normais de falsificação de testes? - aqui

"De acordo com o que o PÚBLICO apurou, Cafu Phete foi submetido a um teste ainda na África do Sul, antes de embarcar, com resultado negativo. E registou o mesmo desfecho à chegada a Lisboa, onde foi novamente testado. Face aos resultados, foi dado como apto para o treino com o restante plantel e jogou mesmo diante do Caldas, no dia 21, para a Taça de Portugal.

O dia-a-dia do Belenenses SAD correu normalmente até à passada sexta-feira. Pelas 15h30, um dos jogadores da equipa principal dirigiu-se ao departamento médico com queixas de vómitos e sintomas de febre. Dado o quadro clínico, foi feito um teste antigénio e o resultado foi positivo, colocando todo o universo do clube em alerta. Nesse mesmo dia, foi reunido todo o plantel e todos os elementos foram testados, tendo sido detectados outros 14 casos positivos, a maioria dos quais sem sintomatologia.

" O jogo com o Benfica estava agendado para o dia seguinte e, salvaguardada desta onda de possível contágio, estava a equipa de sub23, que habitualmente trabalha num espaço distinto do da formação principal. O plano de contingência foi activado, a delegada regional de saúde contactada e a lista de contactos entregue por volta da meia-noite, para que fossem tomadas as medidas sanitárias devidas.

Já no sábado, por iniciativa do clube, foi feita uma ronda completa de testes PCR. Desta sequência resultaram várias confirmações de casos positivos (um dos quais o de Cafu Phete), tendo então sido retirados quatro elementos do regime de isolamento. Mas o quadro definitivo só seria integralmente divulgado às 19h13, a cerca de uma hora do início da partida. Foi nesta altura que, face aos elementos forçados pelas autoridades de saúde a cumprirem isolamento profiláctico, depois de cruzados os resultados dos testes PCR e antigénio, o Belenenses SAD concluiu que só teria nove jogadores disponíveis, dois dos quais guarda-redes."

E, ainda assim, foi assucatado meio jogo.

As leis do futebol são insondáveis.

---

Efeitos colaterais - Para já, vd. aqui, Covid-19: Suíça exige quarentena de dez dias a passageiros portugueses

No comments: