Sunday, November 28, 2021

PODIAM TER SIDO VINTE ... OU MAIS

Vivam!* 

A boa disposição, a perspectiva anedótica, são imprescindíveis no meio do túnel que atravessamos.
Mas o assunto é sério.
Entro nesta, não porque tenha entusiasmos clubísticos - gosto ver mas não tenho, nunca tive clube -, mas porque ouvi o presidente do Benfica afirmar que o que se passou foi uma vergonha ... mas nenhumas responsabilidades podem ser imputadas ao Benfica; ouvi o treinador da SAD Belenenses (ou Belenenses SAD?) enaltecer a atitude dos "seus" jogadores que se apresentaram em campo, indiscutivelmente, inferiorizados pela pandemia; ouvi que a culpa é da DGS e da Federação (que, sonsamente, alega não ter recebido nenhum requerimento para o adiamento do jogo).
Mas não exigem as regras de protecção contra a pandemia o dever de comportamento individual e colectivo de respeito mútuo pelo próximo?
Que lei pode impor que duas equipas se confrontem quando é público é evidente que um dos conjuntos defronta um surto que atinge a maior parte dos seus jogadores?
É fácil atirar as culpas para a DGS e para a Federação, ainda que algumas culpas lhes possam ser averbadas no cartório, mas nada justifica o comportamento dos clubes a quem assistia o dever de invocar força maior para adiar o jogo e enfrentar com esse direito quem pretendesse prejudicá-los por cumprirem as leis de segurança sanitária em vigor no país.
E o árbitro, não tinha, também ele, a obrigação de não dar início ao jogo, considerando não existirem condições de segurança para os jogadores de ambas as equipas? Se havia um surto num lado, que garantias havia que os que alinharam não estavam também contagiados e que, naturalmente, poderiam infectar os jogadores da equipa contrária? Se interrompeu a meio, por que iniciou? Por se ter reduzido o número de jogadores em campo para o mínimo exigível pelas regras futeboleiras e o número de golos já ser insuficiente?
As regras do futebol sobrepõem-se às regras de prevenção de saúde pública?
Parece ser o caso se observarmos o delírio que voltou às bancadas dos estádios.
Depois, queixamo-nos.
 
Comentário dirigido a um grupo de amigos que anedotizou o resultado do confronto entre duas equipas de futebol, uma das quais alinhou com nove jogares, dois dos quais guarda-redes, por o resto da equipa estar infectada com covid 19)


No comments: