Saturday, September 04, 2021

ECONOMISTA DESCONHECIDO

A história desconhecida de um pioneiro no ensino de Economia

A introdução em Portugal de aulas de política económica internacional na segunda década do século passado foi uma inovação no ensino da Ciência Económica que tem estado esquecida. Até ali, os estudantes aprendiam uma trilogia de disciplinas em torno de uma mistura eclética a que se dava o nome de Economia Política, de várias áreas do Direito e de cadeiras mais técnicas viradas para a formação de técnicos aduaneiros e de quadros consulares e de empresas.

A mudança deve-se a um chefe de Alfândegas, Francisco António Correia, que era também professor no Instituto Superior de Comércio de Lisboa (ISC), recém-criado pela República num antigo colégio de freiras no Quelhas. O ISC era a única escola em Portugal virada para a Economia, e moldada pelos republicanos segundo as famosas Escolas de Comércio francesas. Apesar do seu papel renovador, Correia nunca foi incluído entre os ilustres economistas portugueses da época, uma galeria onde dominava a Faculdade de Direito de Coimbra, com Marnoco e Sousa e o próprio Oliveira Salazar.

Correia, que chegou a ser um muito ativo diretor do próprio ICS entre 1917 e 1928, foi agora ‘redescoberto’ e os seus dois principais livros foram republicados pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG, herdeiro do ISC), uma iniciativa sob a direção de Carlos Bastien, um especialista na história do pensamento económico. ...

mais aqui

No comments: