Sunday, November 13, 2022

AMOR RUSSO

JACQUES E O SEU AMO, de Milan Kundera, já cá mora em casa há muitos anos. Mas, de tamanho reduzido, quando passo a vista pelos livros à procura de algum que quero reler, este pequeno volume escapou sempre à minha atenção. Até ontem. 

E são surpreendentes, porque excessivamente actuais, as palavras, de Milan Kundera, que transcrevo da "Introdução a uma variação", homenagem a Denis Diderot em três actos". Substituam-se Checos por Ucranianos, e o cenário desta peça, em agosto de 1968, é, sensivelmente, o mesmo que começámos a ver pela televisão desde 24 Fevereiro deste ano.
 

 ...

"Era o terceiro dia da ocupação. Seguia no meu carro, entre Praga e Budejovice (a cidade onde Camus situou O Equívoco), Por toda a parte, nas estradas, nos campos, nas florestas, viam-se soldados russos. Mandaram-me parar. Três soldados revistaram o carro. Concluída a operação, o oficial que tinha dado as ordens, perguntou.me em russo "Kak tchouvstvouye-tyece?", ou seja, "Como se sente? Quais são os seus sentimentos?". A pergunta não era nem malévola, nem irónica. Pelo contrário, o oficial acrescentou. " Tudo isto é um grande equívoco. Mas vai resolver-se. Devem saber que nós amamos os Checos. Nós gostamos de vocês!"

A paisagem devastada por milhares de tanques, o futuro do país comprometido durante séculos, os homens de Estado checos detidos, e o oficial de ocupação a fazer uma declaração de amor! Entendam-se, ele não quis, de modo algum, manifestar a sua desaprovação face à invasão. Todos diziam mais ou menos o mesmo que ele, a sua atitude não era ditada pelo prazer sádico de violadores, mas tinha como base outro arquétipo  - o do amor ferido. Por que razão os Checos (de quem gostamos tanto!) não querem viver connosco e como nós? Que pena ter sido necessário recorrer aos carros de assalto para lhes ensinarmos o que é o amor"

...

Milan Kundera - JACQUES E O SEU AMO 



2 comments:

Anonymous said...

Não há como a literatura para melhor compreender o homem!

Rui Fonseca said...

Condordo.