Sunday, July 24, 2022

FAÇA-SE ÁGUA

Se isto é verdade ...

FAÇA-SE ÁGUA

Diz-se, sobre Moisés, que foi um grande líder mas um mau ‘navegador’. Afinal, conduziu o povo judeu para o único lugar do Médio Oriente falto de recursos naturais (até descobrirmos, recentemente, gás natural no Mediterrâneo).

Um dos países com maior stress hídrico no mundo, Israel teve de enfrentar o desafio da escassez da água desde os primeiros anos como Estado. Em criança, lembro-me que as notícias da seca eram uma constante e os israelitas rezavam por chuva enquanto se certificavam de que não desperdiçavam água.

A necessidade moldou a evolução deste sector nos últimos 70 anos. Para sobreviver e desenvolver-se, Israel não teve outra opção senão criar uma série de tecnologias e aplicar práticas inovadoras que aliou a reformas estruturais, legislativas e organizacionais.

Israel percebeu, desde cedo, que precisava de uma solução holística em relação à água

O sector sofreu alterações significativas em todos os aspetos porque a única forma de lidar com a sua escassez foi equilibrar a população (exigente e crescente) com a gestão integrada dos recursos hídricos.

Como?

Legislámos. Temos uma lei da água e esgotos adaptada ao terreno;

Sensibilizamos do jardim de infância à terceira idade. A água é uma preciosidade;

Dessalinizamos em larga escala. Cerca de 80% de toda a água potável para uso doméstico provém de cinco centrais de processamento e usa-se água salobra na agricultura;

Reduzimos as perdas de água no sistema nacional de abastecimento urbano. É das mais baixas do mundo (5% a 8%);

Controlamos, rigorosa e continuamente, a qualidade da água;

Purificamos e reutilizamos. 95% das águas residuais são purificadas e 87% reutilizadas para a agricultura. A água tratada regressa à natureza.

Apostamos na irrigação de precisão. A por gotejamento foi apenas o começo sendo também o melhor método para aplicar fertilizantes em doses muito específicas. O desenvolvimento de variedades agrícolas menos ‘sedentas’ e a extração de água do ar são também áreas que desenvolvemos.

Apostamos na tecnologia da água. Está em constante evolução.

Não foi um milagre. Foi a soma destes fatores que tornou Israel o líder global no sector da água. Até exportamos para os países vizinhos, como a Jordânia e a Autoridade Palestiniana. Os recursos naturais transcendem fronteiras políticas e podem ser geridos cooperativa e sustentavelmente para maximizar a prosperidade de todos os atores na região. Dizia-se que seria a razão da próxima guerra no Médio Oriente mas, com os acordos que Israel alcançou com os seus vizinhos, a água está a tornar-se numa solução criadora de paz.

Israel percebeu, desde cedo, que precisava de uma solução holística em relação à água, capaz de promover ações não só para a poupar mas também para a produzir. É aqui que podemos contribuir como país com um dos sistemas hídricos mais avançados do mundo. Mais: é nosso dever moral partilhar conhecimento e experiência para encontrarmos a melhor solução para qualquer lugar na terra.

Atualmente, Portugal tem 66% do país em seca extrema e 34% em seca severa. A gravidade é tal que o governo está a preparar novas campanhas de sensibilização para um uso mais eficiente e consciente da água.

Israel tem a experiência e a tecnologia e estamos disponíveis para trabalhar com Portugal para que encontre, mais rapidamente, as melhores soluções para fazer face à escassez deste bem.

Todos temos de agir e podemos fazê-lo juntos.

Embaixador de Israel em Portugal

c/p - aqui

… e isto aqui: A água que se perde na rede de distribuição do Algarve daria para regar 40 campos de golfe

No comments: