Wednesday, August 14, 2013

APOCALYPSE NOW

"A Câmara Municipal de Silves anunciou hoje que está a ser utilizado um helicóptero Kamov para combate à praga de mosquitos" - aqui

Chegado o Verão, os helicópteros cruzam as nuvens de fumaradas dos incêndios porque  a massa vegetal acumulada, por não ter sido retirada a tempo, se não arde este ano, arderá nos próximos; agora, as nuvens de mosquitos, resultantes em grande medida da incúria, da incompetência ou da complacência com actos criminosos, espera-se que sejam combatidas com um helicóptero. Mas são guerras que os helicópteros nunca vencerão, salvo os interesses dos que os vendem ou alugam.  
 
A propósito, recebi anteontem uma mensagem de um amigo de longa data, profundo conhecedor do sector de turismo. Transcrevo:
 
O turismo é estratégico para sairmos da crise…todos o dizem e é verdade.
 
"Três descargas de estações de tratamento de esgotos e de um campo de cultivo de arroz na ribeira de Alcantarilha, que desagua na praia de Armação de Pera, são apontadas como as causadoras da praga de mosquitos que tem tornado num inferno o verão de comerciantes e turistas da zona costeira. A confirmação foi feita ontem pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)". (Correio da Manhã de 8/8)
 
Já vi o mesmo em Sagres, directamente para a praia, e em Almancil, a aldeia portuguesa com mais restaurantes de luxo que têm como clientes mais assíduos os residentes na Quinta do Lago, o mais luxuoso resort turístico algarvio. Sabemos já que os profissionais do turismo portugueses são os melhores do mundo e, os turistas, os mais fiéis, mas também não é necessário pôr à prova desta maneira o profissionalismo dos primeiros e a fidelidade dos segundos!
 
Solução: reduzir a pressão dos especuladores imobiliários sobre o território, demolir o que não tiver qualidade ou estiver a mais, planear ouvindo os verdadeiros profissionais do turismo.
 
.J M Vieira
 
 

No comments: