Tuesday, January 12, 2010

CONTAS GREGAS

A Grécia está metida num buraco de que nem eles sabem a profundidade. O Financial Times* de hoje destaca hoje a condenação da Comissão Europeia pela falsificação deliberada das contas públicas e obstrução na recolha de valores correctos. Não é a primeira vez, nem será a última, que a manipulação dos números é usada para retirar proveitos ou escapar a sanções por parte de dos governantes em Atenas. Mas a Grécia, sendo provavelmente o caso mais patológico na matéria, está longe de ser único.
.
Entre nós, as mudanças de governo e as discussões do OE têm sido épocas propícias à caça destes gatos escondidos, muitos dos quais, desde sempre, com os rabos de fora. Depois a época da caça passa e os bichos continuam sossegados e cultivados. No combate político aproveitam-se deles mas não extinguem. A Comissão Europeia também não tem sido particularmente eficiente e exigente na normalização das regras contábeis.
.
Na semana passada, o BPI tornou público os resultados de umas contas que os seus serviços fizeram à volta da dívida pública oficial e da encoberta em desorçamentações e responsabilidades realmente assumidas mas não oficialmente contadas como dívida pública. A diferença é grande. O que dirá a União Europeia quando decidir tomar oficialmente conhecimento dela?
.
Entretanto soube-se ontem que o Governo grego solicitou o apoio do FMI**, que já aceitou apreciar a petição. Como era previsível a UE não se substituirá ao FMI na resolução de situações de insolvência iminente que possam ocorrer com qualquer um dos seus membros. Compreende-se que assim seja. A intervenção da UE nestes casos comprometeria a prazo o equilíbrio institucional na União.
.
**FMI na Grécia

3 comments:

António said...

A Grécia está metida num buraco de que nem eles sabem a profundidade.

E nós? Sabemos o que nos impingem.Que é o mesmo que nada.

"Pela falsificação deliberada das contas públicas e obstrução na recolha de valores correctos." Ninguém será condenado.
Ordens, cumprem-se...
Não é a primeira vez, nem será a última, que a manipulação dos números é usada para retirar proveitos.
Pois não.
Isto estou eu sempre a dizer, aqui e noutros locais.

António said...

Hoje ficámos a saber que ainda nenhum avião da Tap bateu na Lua, por mero acaso. Sabendo que eles conseguem voar do Porto até Faro, que é uma distância muito maior que da Terra à Lua Já podia ter acontecido, só não sei se foi por ser para cima, mas quando a Lua nasce a leste, podia ter acontecido.Está mais baixinha.
Tenha cuidado, ao andar de avião!


O que será o objecto de 15 metros que vai passar junto à Terra?

Os especialistas sabem que um objecto de 15 metros vai passar muito próximo da Terra esta quarta-feira, falta descobrir o que é.
Os astrónomos não sabem o que é, mas garantem que o objecto vai passar muito próximo do nosso planeta. Chamado de 2010 AL30, o objecto vai passar a 128 quilómetros da Terra, um terço da distância do Mundo à Lua. Tem próximo de 15 metros e vai passar a uma velocidade considerável. Existem várias ideias para o que possa ser. Uma das teorias é que este corpo pode ser apenas lixo espacial. No entanto, Alan Harris, do Space Science Institute, refere que é pouco provável que seja um objecto fabricado pelo homem, uma vez que a sua trajectória não coincide com nenhuma conhecida e que "não vai passar a uma velocidade extraordinariamente baixa", o que seria normal se
fosse, por exemplo, um propulsor de um foguete.

O 2010 AL30 vai passar o mais perto da Terra às 12h48 GMT, hora de Portugal. A sua observação vai ser feita por vários telescópios do Mundo, mas só será visível durante o dia de quarta-feira, uma vez que depois da sua passagem, o objecto vai dirigir-se para o Sol, o que torna impossível segui-lo.

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=53098

A Chata said...

Nas costas do meu vizinho ...